Atlético-MG vence o Inter e continua firme na liderança

Guilherme abre o placar no fim do primeiro tempo. Léo Silva aumenta com um golaço e Escudero define no fim do confronto

LANCEPRESS!
Belo Horizonte (MG)

Alguém consegue parar o Galo? O Atlético-MG venceu o Internacional por 3 a 1, nesta quarta-feira, no Independência, e garantiu a manutenção na liderança do Brasileirão. Guilherme, Leonardo Silva e Escudero fizeram para o time mineiro. Fred descontou. Os comandados de Cuca ficaram com um a mais desde os 37 minutos do primeiro tempo, quando D'Alessandro foi expulso.

Na rodada que vem, a 11ª, o Atlético-MG, agora com 25 pontos, vai até a Ilha do Retiro, onde enfrenta o Sport. O jogo será às 18h30 do próximo sábado. Já o Internacional, oitavo colocado, com 16 pontos, volta a jogar em casa, diante do Atlético-GO, no domingo, às 16h.

O Atlético começou o confronto com uma novidade. O capitão Réver recuperou seu lugar na equipe titular após ter sido desfalque por quatro partidas por conta de uma lesão no púbis. Mas foi do atacante Jô que o Galo sentiu falta nos primeiros minutos. Já o Inter pressionava com a velocidade de seus homens de frente.

A primeira chegada atleticana foi aos dez minutos, com um chute de média distância de canhota de Danilinho para a fácil defesa de Muriel. E o baixinho protagonizou outro lance de perigo ao tabelar pelo alto com Guilherme, mas o camisa 1 do Colorado chegou antes de Danilinho para interceptar o lançamento do camisa 10.

O Colorado passou a recuar ainda mais, fechando os espaços para o Galo, que recuperava a bola com facilidade, mas não tinha uma opção clara no ataque, com Guilherme recuado. O jeito foi testar Muriel novamente. Desta vez, foi Réver que quase abriu o placar para o Atlético.

O Internacional não conseguia explorar os contra-ataques, mas marcava bem, principalmente Ronaldinho, que não conseguia dar passes rápidos, prendia a bola e era desarmado. Guilherme, ao recuar, recebeu a bola um pouco desequilibrado, mas assustou Muriel com um chute com efeito.

Aos 37, o meia-atacante D'Alessandro fez uma falta sem bola, recebeu um amarelo e foi prontamente expulso ao peitar o juiz, reclamando do amarelo recebido anteriormente. A partir disso, o Galo aumentou a pressão e Guilherme abriu o placar nos acréscimos do primeiro tempo, com um chute colocado de canhota, que bateu na trave, voltou nas costas de Muriel e levantou o Independência, lotado de torcedores alvinegros.

SEGUNDO TEMPO

Com a vantagem no número de jogadores, o time mandante trabalhava a bola na defesa, sem muita pressa. O Inter, mesmo com um a menos, continuava a marcar fortemente desde o ataque. As duas modificações que Dorival Junior fez no intervalo deixaram o time mais compacto.

Porém, apesar da entrega do Inter, a raça acabou beneficiando o Atlético. Em um lance que parecia perdido, Marcos Rocha conseguiu tocar para Donizete, que no sacrifício cruzou de qualquer jeito para a área do Inter. A bola encontrou Leonardo Silva livre. E o zagueiro, que já fazia uma bela apresentação, mostrou categoria e imendou um chute indefensável, que entrou no ângulo direito de Muriel: Galo 2 a 0.

No entanto, o que parecia uma vitória fácil do Galo acabou ficando mais complicada, pois o Inter deu a resposta imediata com Fred, de cabeça, após se antecipar ao zagueiro Réver. A assistência foi feita por Jajá. Fred, diga-se de passagem, começou nas categorias de base do Atlético, mas se transferiu de forma polêmica para o Inter.

E, incrivelmente, o Colorado cresceu e passou a dominar as ações, com o Galo sem ter a mesma pegada no meio de campo. Então, foi a vez de Cuca sacar Danilinho e Pierre, que estava amarelado, para a entrada de Escudero e Fillipe Soutto. O Atlético voltou a criar mais chances de gols, com chutes de Bernard, mas o zaga do Inter de desdobrava para afastar o perigo.

Os minutos finais foram de pura emoção, com o Inter pressionando. Mas o Galo acabou com a alegria dos gaúchos ao matar o jogo. Em rápido contra-ataque, Bernard arrancou e colocou Escudero na cara de Muriel. O argentino chutou forte e rasteiro, marcando o terceiro do Atlético-MG. 

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 3X1 INTERNACIONAL

Local: Estádio Independência, Belo Horizonte (MG)
Data e Hora: 18/7/12, às 21h50 (de Brasília)
Juiz: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Marcelo Van Gassen (Fifa-SP) e João Nobre Chaves (SP)
Cartões amarelos: Dagoberto, Guiñazu e D'Alessandro (INT); Pierre e Réver (CAM)
Cartão vermelho: D'Alessandro, 37'/1ºT (INT)

GOLS: Guilherme, 46'/1ºT (1-0); Leonardo Silva, 15'/2ºT (2-0); Fred, 19'/2ºT (2-1); Escudero, 47'/2ºT (3-1)

ATLÉTICO-MG: Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Junior Cesar; Pierre (Fillipe Soutto, 29'/2ºT) e Leandro Donizete; Danilinho (Escudero, 25'/2ºT), Ronaldinho e Bernard; Guilherme (Cláudio Leleu, 39'/2ºT). Técnico: Cuca.

INTERNACIONAL: Muriel, Edson Ratinho, Bolívar, Índio e Fabrício, Elton e Guiñazu; D'Alessandro (expulso), Lucas Lima (Fred, Intervalo) e Dagoberto (Jajá, Intervalo), Otavinho (Mike, 18'/2ºT). Técnico: Dorival Júnior.