Rafaela Silva vence anfitriã e fatura medalha de bronze em Paris

Mesmo com grande torcida contra, Rafaela Silva, que compete na categoria até 57kg, garantiu a primeira medalha do Brasil no Grand Slam de Paris, na França, ao vencer a anfitriã Laetitia Blot, por um wazari e um yuko, e ficar com bronze, neste sábado.

O resultado alcançado por Rafaela foi o melhor do Brasil no primeiro dia de disputas. Antes de chagar na decisão, a atual campeã mundial passou pela tailandesa Om Pongchaliew e depois venceu a canadense Stefanie Tremblay. Nas quartas de final, ela perdeu para a japonesa Anzu Yamamoto e foi à repescagem. Para continuar brigando por um lugar no pódio, a brasileira passou pela portuguesa Telma Monteiro por ippon.

Enquanto isso, as outras judocas do País não conseguiram brigar por medalhas. Depois de vencer a primeira luta, Mariana Silva (63kg) venceu a cubana Maricet Espinosa, mas perdeu para a francesa Anne-Laure Bellard. Como foi derrotada por hansoku-make disciplinar na semi, a brasileira nem sequer disputou a repescagem. Na mesma categoria, Katherine Campos perdeu na estreia para a holandesa Anicka Van Emden, quarta colocada no ranking mundial.

Na mesma categoria de Rafaela, Flávia Gomes estreou vencendo a marfinense Zouleiha Abzetta Dabonne, mas perdeu na sequência para a sérvia Jovana Rogic.

Enquanto isso, Sarah Menezes (48kg) e Jéssica Pereira (52kg) perderam na estreia para a francesa Amandine Buchard e a canadense Ecaterina Guica, respectivamente.

Homens não chegam às decisões – Na categoria masculina, os representantes do Brasil também não alcançaram bons resultados. Felipe Kitadai (60kg) perdeu para o local Vincent Limare na estreia, assim como Bruno Mendonça (73kg), que não foi páreo para o grego Georgios Azoidis. Já Marcelo Contini (73kg) passou pelo sérvio Ljubisa Kovacevic no primeiro embate, mas foi derrotado pelo francês Guillaume Chaine.

Paris (França)