O Fortaleza desbancou um dos líderes do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro, vencendo o Paysandu por 1 a 0, ontem à noite, no estádio Mangueirão.
Foi a primeira vitória do Leão na Série C, que deixa o time agora com quatro pontos, mas ainda ocupando o 8º lugar na chave.
Partida teve uma expulsão para cada lado, com o Fortaleza ficando boa parte do confronto com um jogador a menos
Na próxima rodada, no domingo, 22, o Tricolor do Pici recebe o Salgueiro, no Estádio Presidente Vargas.
Uma disputa digna dos dois grandes times foi o que se viu no primeiro tempo, com grande pressão do Papão da Curuzu e respostas do Leão, em contra-ataques rápidos.
Desde o começo do jogo, o time paraense forçou as jogadas com uma de suas peças mais eficientes, o ala Yago Pikachu. A todo instante, ele forçava a jogada pelo lado direito, com cruzamentos perigosos.
O Tricolor respondeu com um ataque rápido pela direita. Rafinha escapou do marcador e tocou para Waldison. Este tabelou com Jailson, recebeu o passe na área, ajeitou com a cabeça e fuzilou de perna esquerda, abrindo o placar para o time de Vica. A partir dali, o Fortaleza encontrou dificuldades para atacar e Papão apertou a pressão, principalmente com jogadas aéreas.
Os cruzamentos para a área eram constantes. Aos 41 minutos, Pikachu driblou os defensores e, quando ia marcar, Rafinha desviou para escanteio. Em seguida, um lance capital causou um grande tumulto. Esley já tinha cartão amarelo e ao sofrer uma falta de Thiago Potiguar, o árbitro achou que ele havia simulado e o expulsou. Os cearenses cercaram o árbitro no intervalo, protestando contra a expulsão.
2º tempo
Assim, o Leão teve de suportar uma pressão ainda maior no segundo tempo, com um homem a menos. Foi aí que todo o sistema defensivo foi forçado a trabalhar muito, contando também com a ajuda dos outros setores do time. O Papão teve a bola do empate aos 29 minutos, quando Kiros cabeceou sozinho, por cima. Aos 37, o melhor jogador do Paysandu, Yago Pikachu foi expulso sob alegação de simulação de falta.
A expulsão equilibrou o jogo. Geraldo ainda colocou uma bola na trave adversária aos 39. Mas, no fim, o esforço de todo o grupo foi coroado com o triunfo.
Classificação
SÉRIE C do CAMPEONATO BRASILEIRO-2012 / GRUPO A
Clubes PG J V
01º Icasa 7 3 2
02º Paysandu 6 2 2
03º Luverdense 6 3 2
04º santa cruz 5 3 1
05º Guarany/S 4 3 1
06º Salgueiro/PE 4 3 1
07º Águia/PA 4 3 1
08º Fortaleza 1 2 0
09º Cuiabá 1 3 0
10º Treze/PB 0 3 0
Próximos jogos
Hoje: Paysandu x Fortaleza
Sexta: Santa Cruz x Paysandu
Sábado: Águia de Marabá x Guarany de Sobral, Treze/PB x Cuiabá Domingo: Fortaleza x Salgueiro, Luverdense x Icasa
Ficha Técnica
Paysandu - 0
Paulo Rafael; Fábio Sanches, Marcus e Thiago; Yago Pikachu, Ricardo Campanema, Fabinho, Harison, Thiago Potiguar e Leandrinho; Kiros
Técnico: Roberval Davino
Fortaleza - 1
Lopes; Rafinha, Cléber Carioca, Micão e Kauê; Leandro, Esley, Geraldo e Doda; Jaílson e Waldison
Técnico: Vica
Série C do Brasileiro-2012
Estádio: Mangueirão, em Belém/PA
Data: 16 de julho de 2012
Árbitro: Paulo Sérgio Moreira
Assistentes: Fernando Santos e Geison Mendes (trio da BA)
Gol: Waldison (15/1ºT)
Cartões amarelos: Harison e Kiros (PAY); Esley (FOR)
Cartão vermelho: Esley (FOR)
Comentários