Webber passa Alonso no final e vence na Inglaterra; Massa é 4º

DE SÃO PAULO

O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, caminhava para a terceira vitória na temporada, mas foi ultrapassado pelo australiano Mark Webber, da Red Bull, a quatro voltas do final do GP da Inglaterra, neste domingo.

A briga entre os dois foi um dos pontos fortes da nona etapa do Mundial de F-1, que tem justamente a dupla na nas primeiras posições: Alonso com 129 e Webber com 116.

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, ficou com o terceiro posto e colocou a equipe austríaca em vantagem no pódio pela primeira vez na temporada. Ele soma cem pontos e é o terceiro no Mundial de pilotos.

O quarto lugar foi de Felipe Massa, da Ferrari, que fez a melhor prova no ano e teve também o melhor resultado. Soma agora 23 pontos.

O brasileiro Bruno Senna, da Williams, também pontuou. Ele ficou em nono e somou dois pontos --é a quinta vez em 2012 que ele fica no top dez.

A dupla da McLaren, a exemplo do treino oficial, não conseguiu o resultado esperado. Em casa, Lewis Hamilton foi o oitavo e Jenson Button, o 10º.

Completaram os dez primeiros Kimi Raikkonen (Lotus, em quinto), Romani Grosjean (Lotus, em sexto) e Michael Schumacher (Mercedes, em sétimo).

A décima etapa do Mundial de F-1 será na Alemanha, dia 22.

A PROVA

A largada do GP da Inglaterra foi boa para a dupla ferrarista. Alonso manteve a ponta e Massa ganhou a posição de Vettel, passando de quinto para quarto. Webber e Schumacher mantiveram o segundo e terceiro posto, respectivamente.

Massa passou a atacar Schumacher, que conseguiu defender bem o terceiro posto. Enquanto isso Alonso e Webber dispararam na frente, com o espanhol abrindo 4s de vantagem sobre o australiano da Red Bull.

A dinâmica do início da prova mudou apenas na 15ª volta, quando os líderes fizeram a primeira parada nos boxes. A estratégia foi boa para Hamilton, que adiou a parada para a 21ª volta.

Com isso, o inglês assumiu a ponta da prova e iniciou um duelo com Alonso. O ápice foi na 19ª volta, quando o inglês se defendeu, mas foi ultrapassado pelo espanhol.

Na 25ª volta, Alonso liderava, seguido de perto por Webber, mas com vantagem para Vettel e Massa, terceiro e quarto colocados, respectivamente. O brasileiro tinha um bom ritmo e fazia seu melhor início de prova na temporada.

Hamilton voltou atrás dos dez primeiros após deixar os boxes, mas apresentou um ritmo forte e lutou pelo quinto lugar. No final, concluiu a prova em oitavo.

Outro momento que empolgou os torcedores na Inglaterra aconteceu na 37ª volta, quando Alonso parou pela segunda vez. Ele conseguiu manter a ponta e evitou que Webber assumisse a ponta. Neste momento, o australiano já estava próximo do líder.

A briga entre os dois pilotos continuou até o final da prova. A diferença chegou a ser de apenas 0s5. E, a quatro voltas do final, Webber conseguiu ultrapassar Alonso.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO GP DA INGLATERRA:

1. Mark Webber (AUS) - Red Bull - 1h25min11s288 (52 voltas)
2. Fernando Alonso (ESP) - Ferrari - +3s0
3. Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull - +s4s8
4. Felipe Massa (BRA) - Ferrari - +9s5
5. Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus - +10s3
6. Romain Grosjean (FRA) - Lotus - +17s1
7. Michael Schumacher (ALE) - Mercedes - +29s1
8. Lewis Hamilton (ING) - McLaren - +36s4
9. Bruno Senna (BRA) - Williams - +43s3
10. Jenson Button (ING) - McLaren - 44s4
11. Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber - +45s3
12. Nico Hulkenberg (ALE) - Force India - +47s8
13. Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso - +51s2
14. Jean-Eric Vergne (FRA) - Toro Rosso - +53s3
15. Nico Rosberg (ALE) - Mercedes - +57s3
16. Pastor Maldonado (VEN) - Williams - a 1 volta
17. Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham - a 1 volta
18. Timo Glock (ALE) - Marussia - a 1 volta
19. Charles Pic (FRA) - Marussia - a 1 volta
20. Pedro de la Rosa (ESP) - Hispania - a 2 voltas
21. Narain Karthikeyan (IND) - Hispania - a 2 voltas
22. Sergio Perez (MEX) - Sauber - não completou
23. Paul di Resta (ESC) - Force India - não completou
24. Vitaly Petrov (RUS) - Caterham - não completou