Chocolate do Ceará ganha como 2⁰ melhor do mundo na categoria intenso

Anteriormente, o produto já havia levado o ouro na avaliação de produtos da América

Autor Fabiana Melo 

Este é o chocolate 70% com cupuaçu premiado Crédito: Davi Maia/MOA Chocolates/Divulgação 

O chocolate 70% com cupuaçu da marca cearense MOA Chocolates, lançada em 2020, ganhou a medalha de prata na Final Mundial de 2023 do International Chocolate Awards na categoria intenso com inclusões. O resultado foi divulgado neste domingo, 26, na Itália. 

Anteriormente, o produto já havia levado o ouro na avaliação de produtos da América. Ainda alcançou distinção especial na categoria Bioma, com pontuação de 90,7 (de 0 a 100).

Entenda como o chocolate é produzido

Segundo Giovanna descreve, o chocolate é feito com alto teor de cacau, com poucos ingredientes, sem glúten, sem aditivos, conservantes, aromatizantes e emulsificantes.

A proposta da marca é ser bean to bar, que vai do grão à barra. Mas o movimento vai além e foca em trabalhar a conscientização para toda cadeia produtiva, que valoriza os pequenos produtores, e enaltece a preservação das florestas.

Apesar de ser cearense, a MOA tem raízes paraenses, pois utilizam grãos de cacau de origem amazônica, de uma comunidade nipônica no interior do Pará.

Ao todo, a empreendedora detalha que a produção da empresa chega a 300 quilos (kg) de chocolate por mês.

"A MOA está presente em diversos locais, como restaurantes, confeitarias. Um exemplo é o restaurante Mangue Azul", diz.

No País, a marca já alcança quase 50 pontos de venda físicos, mas nenhum é próprio, a não ser o próprio site, que tem comercialização online.

https://www.opovo.com.br/noticias/economia/2023/11/27/chocolate-do-ceara-ganha-como-2-melhor-do-mundo-na-categoria-intenso.html