Filhotes de onça-pintada são soltos em refúgio biológico em Foz do Iguaçu e equipe faz faixa de boas-vindas

Para comemorar a soltura dos animais, a equipe fez ainda uma faixa de recepção dos filhotes: "Sejam bem-vindas, oncinhas".

Oncinhas nasceram no dia 29 de novembro, Dia Internacional da Onça-Pintada.

Por Mariah Colombo, g1 PR e RPC

Dois filhotes de onça-pintada foram soltos no Refúgio Biológico Bela Vista, mantido pela Itaipu, em Foz do Iguaçu, oeste do Paraná, na manhã desta sexta-feira (3). Assista o momento no vídeo acima.

As oncinhas nasceram no dia 29 de novembro, Dia Internacional da Onça-Pintada. Os animais fazem parte do programa de reprodução da espécie e poderão ser vistos por moradores e turistas que visitarem o espaço.

Criado em 1984 para abrigar animais resgatados da área alagada para a formação do reservatório da hidrelétrica de Itaipu, o refúgio é uma das únicas reservas do sul do país referência na reprodução em cativeiro, de animais como a harpia, a anta e o veado-bororó.

Para comemorar a soltura dos animais, a equipe fez ainda uma faixa de recepção dos filhotes: "Sejam bem-vindas, oncinhas".

De acordo com veterinários do refúgio, os filhotes estavam sendo monitoradas em um espaço separado.

"Antes a gente tinha um controle intensivo delas. Criava em um espaço em que a gente conseguia pegar para pesar. Agora a gente vai deixar elas um pouquinho mais livres e com isso elas conseguem crescer de forma tranquila e a gente consegue continuar acompanhando visualmente", explicou o veterinário Pedro Teles.

Segundo profissionais do Refúgio Biológicos, os dois filhotes estão saudáveis, crescendo dentro do esperado para a espécie e ficarão no recinto com a mãe, a onça Nena.

Oncinhas foram soltas no refúgio biológico da Itaipu — Foto: Reprodução/RPC

Eles são filhos da onça Nena, que chegou no refúgio em 2016. Ela é uma onça melânica, ou seja, tem maior melanina no corpo e por isso ganhou a cor negra.

Os dois filhotes nasceram com a mesma condição que a mãe. Eles são parte da terceira gestação da onça.

O pai deles é a onça Valente, que tem 16 anos e chegou no local em 2007, após ter sido encontrado abandonado em uma fazenda.

Visitação

Visitantes que forem ao Refúgio Biológico Bela Vista poderão ver os filhotes. Os ingressos custam R$ 20 a meia entrada e R$ 40 a inteira.

O passeio tem duração de cerca de 2h30 e acontece todos os dias da semana, exceto terças-feiras. As vagas e horários são limitados.

Os visitantes podem comprar os ingressos pela internet.

Moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros ao lago de Itaipu possuem gratuidade no ingresso. Nestes casos, é preciso realizar o agendamento pelos telefones (45) 99131-9119 ou (45) 3576-7000.

https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2023/02/03/video-filhotes-de-onca-pintada-sao-soltos-em-refugio-biologico-em-foz-do-iguacu.ghtml