Os 6 passos para lavar o cabelo de forma correta, sem danificar os fios

Essa é a pergunta mais frequente no salão: 'Como eu lavo meu cabelo?

Christophe Robin, o colorista parisiense, explica como usar xampu para obter o máximo de volume e brilho

Por Bee Shapiro, The New York Times

Mulher lavando o cabelo Freepik

Lavar o cabelo deve ser uma tarefa tão básica quanto vestir sua calça jeans favorita, afinal, faz parte da rotina. Mas se os clientes do salão do colorista Christophe Robin, em Paris, servirem como um indicativo, o que era pra ser simples, se tornou um processo repleto de duvidas.

— Essa é a pergunta mais frequente no salão: 'Como eu lavo meu cabelo?', disse o colorista Robin. Parte do problema é a mensagem desconcertante sobre o uso do shampoo: as mulheres foram informadas de que lavam demais e pouco.

— Muito disso também vem de todos os produtos que temos no mercado agora. E as mulheres estão sempre com pressa. Você tem que limpar corretamente e ter tempo para se certificar de enxaguar todos os produtos — disse.

Para tentar ajudar na hora de higienizar os fios, Robin oferece um tutorial sobre a maneira correta de usar o shampoo. Ele também tem algumas dicas para maximizar o brilho e o volume, tudo sem produtos de styling.

Passo 1: Desembarace o cabelo com uma escova de qualidade. Robin recomenda começar pelas pontas e, Em seguida, voltar para as raízes para terminar o processo.

— Você desembaraça primeiro para não precisar desembaraçar o cabelo depois, quando está molhado. Você nunca deve usar um pente no cabelo molhado. É muito estressante para o cabelo — explica.

Passo 2: Antes de lavar, aplique um óleo de origem vegetal nas pontas e escove para espalhar o produto. Robin usa um óleo de cabelo hidratante com lavanda, mas diz que óleo de amêndoa puro ou óleo de argan também servem. O ideal é você deixar o óleo no cabelo durante a noite, mas mesmo 15 minutos serão benéficos. Então você pode pular o condicionador.

Passo 3: Lave com o shampoo mais adequado ao seu tipo de cabelo. Para o colorista, algumas mulheres escolhem o produto errado para os fios. Considerando a tendência sem sulfato nos cuidados com os cabelos ultimamente, ele observou que fios coloridos nunca devem ser tratados com produtos que contenham a substância. Às vezes, entretanto, um shampoo de sulfato, que tem um detergente mais forte, é apropriado 'para alguém que tem cabelos virgens e raízes oleosas'.

Cabelos mais encaracolados, ele explicou, tendem a ser mais secos e podem se beneficiar do co-wash — isto é, lavar com um produto de limpeza sem espuma e condicionador como substituto do shampoo.

Robin disse que a maioria das mulheres usa o produto em excesso e isso é um problema.

— Você deve usar apenas cerca de uma colher de chá e depois emulsionar com água — Ensaboe apenas as raízes do cabelo com as pontas dos dedos (não as unhas), evitando as pontas. Para aumentar o volume e a circulação, use shampoo com a cabeça para baixo.

Passo 4: Enxague bem. 'Isso é realmente um grande problema, porque as pessoas não estão tendo tempo suficiente para enxaguar todo o produto. O cabelo deve estar completamente limpo', comenta.

Passo 5: Se decidir adicionar um condicionador, aplique apenas nas pontas. Robin recomenda uma máscara de condicionamento profundo uma vez por semana para resolver vários problemas de cabelo, incluindo fragilidade e cor acobreada.

Passo 6: Não esfregue o cabelo seco. O colorista compartilha uma dica marroquina que ele aprendeu para desembaraçar e levantar as raízes.

— Vire a cabeça para baixo e passe uma toalha sobre ela dos dois lados rapidamente — disse. O movimento da toalha também removerá o excesso de água.

Dica Bônus: Robin reconhece que seu processo de lavagem pode levar mais tempo do que os regimes usuais, mas que, se feito corretamente, o método pode fazer shampoos durarem mais.

— A maioria das mulheres não deveria lavar mais do que duas vezes por semana —afirma.

Isso não quer dizer que o shampoo a seco seja a resposta para os outros dias. 'ele deve dar a você apenas uma noite ou um dia extra', disse. Em vez disso, especialmente para mulheres ativas, algumas borrifadas de uma solução de vinagre nas raízes removerão o óleo. Basta adicionar cinco gotas de vinagre de maçã a cinco onças de água em um borrifador.

— Ao contrário do shampoo a seco, não há resíduos, e o vinagre é um tônico maravilhoso para o couro cabeludo — conclui.

https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2022/10/os-6-passos-para-lavar-o-cabelo-de-forma-correta-sem-danificar-os-fios.ghtml?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo