Acne nas costas: aprenda a identificar e saiba como tratar

Saiba como tratar, controlar e ainda evitar as cicatrizes das espinhas que surgem nas

LUCY ABBERSTEEN

MARIE CLAIRE UK

Sua rotina de skincare podem ajudar a amenizar a acne nas costas (Foto: Getty Images)

A região do corpo que a gente nunca vê, e também não alcança, muitas vezes é deixada de lado na rotina de cuidados. Pois saiba que desenvolver acne nas costas pode ser bastante dolorido e desagradável.

Para se livrar dos desconfortos e descobrir tudo o que precisa fazer para controlá-la, veja as da dermatologista Justine Kluk, da Sociedade Britânica de Dermatlogia.

O que causa acne nas costas?

“As razões para o aparecimento de acne em nossas costas são semelhantes às razões pelas quais a acne aparece em outros lugares”, explica Justine. “Em primeiro lugar, a produção excessiva de sebo - que é o óleo natural produzido pelas glândulas sebáceas em nossa pele. Essas glândulas são particularmente sensíveis aos hormônios conhecidos como andrógenos, mesmo em níveis normais”.

Além disso, células mortas da pele também podem contribuir para o problema “Essas células mortas da pele se misturam ao sebo e ficam presas em nossos poros. A pele de nossas costas é extremamente grossa, então o potencial de poros bloqueados é muito alto”, informa. Bactérias que ficam na derme podem, eventualmente, causar acne. “Para quem tem tendência a manchas, o acúmulo de óleo e células mortas da pele em nossos poros cria um ambiente ideal para o desenvolvimento de uma bactéria específica chamada Propionibacterium acnes (P. acnes). O exercício e o calor são bons exemplos disso porque as bactérias que causam a acne prosperam em condições de umidade e suor”.

Tratamentos de acne nas costas

Há várias coisas que você pode fazer para tratar a pele e se livrar da acne. Abaixo, Justine explica cinco mudanças no estilo de vida que você pode aderir para ajudar a gerenciar a situação.

Gel de banho

“Limpe bem a sua pele todos os dias. Use um sabonete líquido contendo ingredientes como ácido salicílico, ácido glicólico e ácido láctico para evitar que as células mortas da pele se acumulem e bloqueiem os poros. Usar um gel de banho especial que contém alfa ou beta-hidroxiácido pode ajudar a reduzir a acne como parte de uma rotina de tratamento”.

Esfoliação

“Se você tiver muitas manchas sob a pele ou cravos, esfoliá-la algumas vezes por semana no chuveiro pode ser eficaz. Seja gentil e não esfregue sua pele com agressividade, pois isso pode aumentar a inflamação”.

Use um creme corporal para acne nas costas

“Aplique um hidratante para acalmar e reparar a barreira da pele, mas certifique-se de que todos os produtos sejam rotulados como “não comedogênicos” ou “oil free”, o que significa que eles não obstruem os poros”.

Banho após atividades que causem suor

“A bactéria responsável por causar acne se desenvolve na pele suada, por isso é muito importante tirar a roupa de ginástica e tomar banho o mais rápido possível após o treino”.

Evite cicatrizes de acne nas costas

“Não esprema, aperte ou arranhe suas manchas. Isso pode causar infecção e causar cicatrizes”, reforça Justine. É importante avaliar a sua situação particular com um médico especialista para saber quais são os produtos mais indicados para o seu tratamento.

https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2021/07/acne-nas-costas-aprenda-identificar-e-saiba-como-tratar.html