Mitos e verdades sobre alimentos afrodisíacos

Homens e mulheres buscam alternativas e alimentos para deixar o momento mais caliente.

A libido baixa pode estar ligada à falta de vitaminas e alguns minerais, como vitamina E, zinco e selênio. Confira algumas dicas!

Por Amanda Regina, Especialista em Nutrição do Personare

Alimentos Afrodisíacos — Foto: Reprodução/Internet

Você quer conquistar uma pessoa e resolve fazer um jantar afrodisíaco. Mas, afinal, existe algum tipo de comida que desperte mesmo o apetite sexual? Há milênios essa discussão entra em pauta. Homens e mulheres buscam alternativas e alimentos - para deixar o momento mais caliente. Mas será que um prato pode ter esse poder?

O PODER DOS ALIMENTOS AFRODISÍACOS

Que a alimentação tem um papel fundamental na vida e na saúde, todo mundo sabe. Mas que ela afeta a vida sexual? Bom, acredita-se, inclusive, que a libido baixa pode estar ligada à falta de vitaminas e alguns minerais, como vitamina E, zinco e selênio.

A vitamina E, por exemplo, está presente nos ovos e óleos vegetais; o selênio na castanha do pará, nozes, amêndoas, atum, semente de girassol, trigo integral e peixes; e as maiores fontes de Zinco são as proteínas animais, leite e derivados, e crustáceos, encontrado também nos cereais, nozes e amendoins.

Os frutos do mar, em especial ostras e mexilhões, são campeões entre os alimentos afrodisíacos. Além disso, são alimentos leves, importantes em um jantar romântico. Afinal, feijoada e sedução não caminham juntas, não é mesmo?

O amendoim, o gengibre e a pimenta também fazem parte do grupo afrodisíaco. Aliás, quanto mais apimentada a comida, mais apimentada pode estar a pessoa… As especiarias como o cravo e a canela, pelo aroma e pelo calor que provocam, são estimulantes.

Falando nisso, a cor vermelha sempre é uma boa pedida. Ela libera adrenalina no corpo. Por isso, frutas como o morango, a cereja e as uvas causam essa sensação.

CURIOSIDADE SOBRE ALIMENTOS AFRODISÍACOS

Você sabia que termo afrodisíaco deriva de Afrodite, que é a deusa do amor, da beleza e da fertilidade? Pois é, e afrodisíaco é qualquer substância ou atividade que desperte o desejo amoroso… A lenda diz que Afrodite emergiu do oceano em uma concha e abandonou o mar nas praias do Chipre. Ao caminhar por lá, quando seus pés tocavam o solo nascia uma plantinha. E a primeira delas foi a romã.

Essas plantas passaram a ser veneradas. Uma espécie de dádiva de Afrodite aos homens e conhecidas como afrodisíacas. Para a ciência, entretanto, poucas espécies podem ser realmente consideradas afrodisíacas. Mas a ressalva é que a sedução também pode (e deve) ser imaginária, não é mesmo?

Entre as bebidas, o champanhe ou os espumantes sempre acompanham momentos especiais. Aliás, morango e champanhe estão diretamente ligados a momentos afrodisíacos e apaixonados. Falando em bebida, vinho tinto também é uma ótima opção: é um vasodilatador, ativa a circulação e estimula pela cor e sabor.

Outros tantos alimentos oferecem propriedades afrodisíacas. Algumas pessoas acreditam na gemada, outros nos ovos de codorna ou na catuaba.

Mas o que realmente importa é o quanto de fantasia se coloca nos alimentos. Afinal, a mente é a maior fonte de sedução. Também é fundamental a quantidade de emoção que se coloca naquilo que é preparado: o carinho, a música, as velas, um olhar profundo... tudo contribui para tornar o momento sedutor.

LISTA DE ALIMENTOS AFRODISÍACOS

BETERRABA

Ajuda a gerar mais energia, elimina as toxinas do corpo e mantém mais eficiente a utilização do oxigênio. Também melhora a energia, o desempenho e a potência.

CHOCOLATE

Produz serotonina, neurotransmissor que tem várias funções sobre o sono, humor e é responsável principalmente pela sensação de prazer. Dizem que o sedutor Don Juan de Marco era um grande apreciador de chocolate quente.

MORANGO

Sempre presente nos rituais de sedução, a fruta fica melhor ainda se for acompanhada de champanhe. Além disso, a sua cor, vermelha, libera a adrenalina no corpo.

MANJERICÃO

É fortificante dos órgãos sexuais.

ASPARGOS

É rico em vitamina B3 (que promove a vasodilatação, melhorando a circulação e a ereção do pênis) e em magnésio (importante para a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar, que é fundamental para a libido).

AMENDOIM

Por ser uma oleaginosa, é um alimento altamente energético, de alto valor calórico. Também contém grande quantidade de vitamina B3, que colabora para a vasodilatação sanguínea, por isso é relacionado ao aumento da libido e do apetite sexual.

OSTRAS

É um alimento energético, que tem fósforo, iodo, zinco e pouca gordura. Isso aumenta a disposição para o sexo.

PIMENTA

Esse condimento é capaz de promover o desempenho sexual. Os efeitos provocados após a ingestão da pimenta causam reações fisiológicas no corpo, como a elevação da frequência cardíaca e sanguínea e sudorese, muito semelhantes às sensações vivenciadas no ato sexual, fazendo da pimenta um dos alimentos afrodisíacos.

OVO DE CODORNA

É um alimento riquíssimo em proteínas, possui grande quantidade de vitamina B1 e B2, ferro, manganês, cobre, fósforo e cálcio, além de baixa taxa de colesterol. Mas não possui nenhuma substância que potencialize o apetite sexual.

GENGIBRE, CRAVO E CANELA

Pelo aroma e calor que provocam, são estimulantes.

VINHO

É um vasodilatador, ativa a circulação e estimula pela cor e sabor.

TOMATE

Considerado exótico desde os tempos antigos devido à sua polpa vermelha e suculenta.

PÊSSEGO

É considerado uma fruta sensual, principalmente pelo seu perfume, sua textura suave e sua cor. Segundo o Feng Shui, a cor pêssego estimula os sentidos e a luxúria.

UVA

É uma fruta associada ao prazer, à fertilidade, a Dinonísio (Baco), Príapo e todos os deuses alegres existentes em todas as tradições. Dionísio não era apenas o Deus do vinho, mas também da fertilidade e da procriação.

MAÇÃ

Símbolo máximo da tentação desde que Eva seduziu Adão, tem propriedades estimulantes. Sua fama entre os rituais eróticos e de sedução é universal, pois a maçã era usada em inúmeras poções mágicas, filtros de amor e encantamentos.

https://gshow.globo.com/horoscopo-etc/noticia/mitos-e-verdades-sobre-alimentos-afrodisiacos.ghtml