Queda de cabelo: 10 razões pelas quais isso pode estar acontecendo (incluindo a pandemia)

Estima-se que a queda de cabelo afete aproximadamente 25% das mulheres em algum momento da vida

10 razões pelas quais seu cabelo pode estar ficando fino e quebradiço (Foto: Getty Images)

ELLE TURNER PARA GLAMOUR UK

Que atire a primeira pedra quem nunca tirou uma bola de cabelos do ralo do chuveiro ou simplesmente notado um pouco mais de couro cabeludo aparecendo no penteado. Porém, quando tais acontecimentos se tornam constantes, é necessário investigar as causas

Que atire a primeira pedra quem nunca tirou uma bola de cabelos do ralo do chuveiro ou simplesmente notado um pouco mais de couro cabeludo aparecendo no penteado. Porém, quando tais acontecimentos se tornam constantes, é necessário investigar as causas.

Estima-se que a queda de cabelo afete aproximadamente 25% das mulheres em algum momento da vida. Com a pandemia do covid-19, o número aumentou e, por mais que você ache estranho, isso se dá por variadas razões, incluindo o nosso psicológico. Te contamos mais abaixo: 

Estresse (oi, pandemia!)

Taí um dos principais motivos. Oficialmente conhecido como eflúvio telógeno, este acontecimento se dá devido à qualquer evento estressante ou infecções sistêmicas graves podem fazer com que certos folículos capilares parem de crescer prematuramente e entrem na fase telógena (também chamada de repouso). "Os cabelos afetados pelo eflúvio telógeno ficarão então na fase de repouso por cerca de três meses, após o qual eles cairão", explica a tricologista Mark Blake à Glamour US.

As pesquisas a respeito da queda de cabelo aumentaram ainda mais nos últimos 12 meses e o eflúvio telógeno foi confirmado como um dos efeitos colaterais da Covid. “Eu vi um aumento acentuado na queda de cabelo que começou por volta de junho e ainda está acontecendo”, comenta. “Se uma pessoa realmente teve Covid-19, é bem provável que a queda de cabelo aconteça cerca de seis semanas depois de pegar o vírus." Aqueles que não foram infectados pelo vírus também podem descobrir que o estresse provocou alguma queda. 

A boa notícia é que, a não ser que seja algo mais sério, seu cabelo vai crescer de novo. “A perda de cabelo aumentará aproximadamente dois meses após o início do estresse e parará aproximadamente quatro meses após o término do estresse”, explica.

Perda repentina de peso ou mudança de dieta

Restringir a sua dieta pode resultar em perda de cabelo também, já que o corpo percebe que não está recebendo os mesmos nutrientes de antes. Um dos principais grupos de alimentos que ajudam com o cabelo é a proteína, então avalie se você está recebendo o suficiente dela se notar um aumento na queda.

"Aumentar a quantidade de proteína dietética que você ingere pode ajudar na perda de cabelo nutricional", explica a triciologista Sally-Ann. "Uma porção razoável de carne ou peixe todos os dias pode compor cerca de metade de sua cota de 45g. Experimente adicionar a quantidade de proteína que você consome diariamente por uma semana para ter uma ideia de quanto você realmente precisa - você pode se surpreender ao saber o pouco que realmente consome."

A meneira que você prende o cabelo 

Você tem o costume de amarr o cabelo com um prendedor muito apertado? Cuidado, pois as chances de você quebrar os seus fios são grandes. Ah, mesmo que seu cabelo não esteja caindo pela raiz, quebrar os fios pode significar que haverá perda. “Quando você prende o cabelo excessivamente acaba afetando a resistência dos fios”, diz o tricologista Inanch Emir. "Se você notar queda de cabelo, mas não notar diferença na densidade do cabelo no couro cabeludo, esta é provavelmente a causa. Converse com seu cabeleireiro e discuta as opções de coloração que serão mais suaves para o seu cabelo."

Febre alta

Se você ficou com uma temperatura alta (38ºC ou mais), os folículos capilares podem adormecer temporariamente enquanto o corpo se concentra no combate à infecção. Quanto mais alta e mais longa a temperatura, mais cabelo é perdido. Muitas pessoas não fazem a conexão entre uma doença alguns meses antes da queda de cabelo, elas tendem a pensar mais sobre o que fizeram ou mudaram recentemente para causá-la, mas muitas vezes isso é apenas adiado”, diz Sally-AnnTraver. Tenha isso em mente da próxima vez que entrar em pânico por estar usando o shampoo errado.

Deficiência de ferro

Menstruação intensa, vegetarianismo ou doação regular de sangue podem levar a níveis baixos de ferritina, a proteína que armazena ferro no corpo. O baixo teor de ferro é uma das deficiências minerais mais comuns em mulheres jovens com queda menor de cabelo.

Os níveis de ferro podem ser elevados com o aumento de certos alimentos na sua dieta -- carne vermelha, espinafre, legumes, etc. são naturalmente ricos nisso -- mas suplementos também estão disponíveis. Fale primeiro com seu médico sobre o teste para deficiência de ferro antes de mudar sua dieta ou tomar um suplemento.

Não cuidar do couro cabeludo

A saúde do couro cabeludo é fundamental para o crescimento e a condição do cabelo que está crescendo. “Qualquer tipo de bloqueio ou acúmulo no couro cabeludo pode sufocar a cutícula do cabelo e, portanto, não permitir que ela 'respire'”, diz Mark Blake. "Isso pode fazer com que o cabelo não cresça com todo o seu potencial." Portanto, fica a dica: o cabelo saudável começa com couro cabeludo saudável. 

Deficiência de vitaminas

As vitaminas B12 e D são deficiências relativamente comuns em quem sofre de queda de cabelo. O B12 só pode ser obtido de fontes animais, razão pela qual a deficiência é comum em vegetarianos e veganos. Já a D está relacionada à quantidade de sol que devemos tomar (lembrando sempre de usar protetor solar, hein?). Tomar suplementos pode realmente ajudar a aumentar seus níveis de vitamina.

Anticoncepcional

Se você está mudando seu método anticoncepcional ou acabou de começar a tomar a pílula, isso pode ter um efeito negativo no seu cabelo. Geralmente, as pílulas anticoncepcionais com estrogênio costumam ser boas para o cabelo, mas aquelas com progesterona só podem contribuir para a queda de cabelo. Antes de selecionar o controle de natalidade certo, consulte seu médico sobre os possíveis efeitos colaterais.

Gravidez

Uma das melhores coisas a respeito da gravidez para algumas mulheres é que elas podem ficar com cabelos mais grossos e atraentes. Mas o que sobe, desce e, graças às mudanças hormonais, a queda de cabelo também é uma possibilidade. “Durante a gravidez, um número maior de fios de cabelo vai para a fase de repouso devido à alteração hormonal, que faz parte do ciclo normal de queda de cabelo”, diz o tricologista Sam Burnett. Felizmente, isso geralmente não é grave o suficiente para causar marcas de calvície ou perda de cabelo permanente. "Deve começar a diminuir dentro de 3-4 meses após o parto."

Condições da tireoide

As doenças da tireoide, principalmente o hipotireoidismo, podem causar queda de cabelo e são mais comuns em mulheres na pós-menopausa. “A condição também faz com que o cabelo fique seco, levando a unhas quebradiças, ganho de peso e cansaço”, diz Sally-AnnTraver. Se você está preocupada por estar sofrendo de hipotireoidismo, consulte seu médico.

https://revistaglamour.globo.com/Beleza/Cabelo/noticia/2021/03/queda-de-cabelo-10-razoes-pelas-quais-isso-pode-estar-acontecendo-incluindo-pandemia.html