Queda de cabelo: entenda as causas, tratamentos e produtos indicados
Meu cabelo está caindo. E agora?
Queda de cabelo: entenda as causas, tratamentos e produtos indicados Se a queda intensa (bem comum entre as mulheres) te aflige, eis os tratamentos para recuperar os fios e a autoestima! por CAMILA SAWAMURA [caption id="attachment_151060" align="alignleft" width="202"] Por um fio (Foto: Mar+Vin/ arquivo Vogue)[/caption] Dar bom-dia para os muitos fios no travesseiro já virou rotina. A escova mais parece um ninho de passarinhos. Essa é sua vida, seu clube? Você não está só. De acordo com Valcinir Bedin, dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, 50% das mulheres entre 25 e 40 anos sofrem de queda de cabelo. O problema é mesmo grave quando estão caindo mais fios do que nascendo. E mais: o sintoma mostra que algo não está bem no seu corpo, seja por genética “comprometida”, alimentação inadequada, distúrbios hormonais e até estresse. Portanto, o buraco vai muito além da questão estética... Meu cabelo está caindo. E agora? Antes de se descabelar, saiba que o quadro tem solução:
- Diagnóstico O primeiro passo é identificar a causa da sua perda de cabelo – genética, inflamação, hormônios, deficiências nutricionais e por aí vai. Seu dermatologista pode pedir uma bateria de exames, que inclui hemograma; testes físicos no couro cabeludo e fios; tricoscopia com um aparelho que aumenta em 70 vezes o tamanho das estruturas capilares e faz todo o mapeamento; e, em alguns casos, biopsia do couro.
- Camuflagem Não substime o poder de um bom corte. Criar camadas ao longo do comprimento reduz o peso do cabelo e passa a impressão de ele estar mais cheio. Já a franja ajuda a disfarçar entradas frontais. Outro truque “caseiro” para esconder as falhas e adicionar mais volume na raiz é aplicar xampu secocom cor. Mas lembre-se de lavar bem após o uso para não obstruir os poros.
- Suplementos Se os níveis de minerais – principalmente de ferro e zinco –, vitaminas (A, D, E e do grupo B, caso da biotina), ou hormônios estão fora de ordem, é normal sofrer alteração no ciclo natural dos fios. Esses casos podem ser tratados com suplementos orais ou medicação via prescrição.
- Tônicos “São soluções estimulantes do bulbo capilar – minoxidil, cafeína e chá verde estão entre os ativos mais populares nas fórmulas – que promovem a vasodilatação e estimulam a circulação local. Eles trazem mais nutrientes para o folículo piloso e ajudam no crescimento de novos fios”, explica a dermato e tricologista Ana Carina Junqueira Bertin.
Comentários