Bar suspenso a 40 metros atrai clientes na Festa do Peão

Atração foi levada pela primeira vez de Curitiba (PR) a Barretos (SP).

Adriano OliveiraDo G1 Ribeirão e Franca

A 40 metros de altura, um bar suspenso por um guindaste é uma das atrações mais concorridas da Festa do Peão de Barretos (SP). Içada 120 vezes por noite, a estrutura de aço acomoda 14 pessoas sentadas – presas por um cinto de segurança às cadeiras voltadas para um balcão retangular – e tem piso de vidro transparente. O preço de R$ 30 dá direito a um drink e permanência por 10 minutos.

"Enquanto está subindo, a gente sente um frio na barriga, mas depois relaxa porque o visual é incrível. Dá para sentir a brisa e ver as luzes da cidade, enquanto toma um drink”, descreveu o técnico em iluminação Rafael Cabral, de 27 anos.

A gerente comercial do bar, Isis Benite, garante que a atração, que pela primeira vez foi levada de Curitiba (PR) para Barretos, é segura. “O cabo de aço suporta até dez vezes o peso do bar com todos os ocupantes”, explica.

Para evitar solavancos e sustos aos frequentadores, funcionários esticam cordas presas nos quatro cantos da estrutura quando ela está içada, segundo Isis. “Assim não balança tanto”.

Apesar das garantias da gerente, a psicóloga Aline Sartori, de 25 anos, conta que ficou apreensiva durante os dez minutos nas alturas. “Não imaginava que seria tão alto. Eu senti uma tontura, mas o barman me acalmou e, por fim, acabei curtindo.”

Há três meses trabalhando no bar aéreo, o barman Edinaldo Daniel, de 30 anos, diz que já está acostumado a ajudar clientes que, assim como Aline, ficam assustadas quando começam a subir. Sensação que, segundo ele, passa rapidamente. “As pessoas ficam enlouquecidas, ainda mais quando percebem que o piso é de vidro e permite ver o público lá embaixo.”

Declaradamente fã de balada, a analista financeira Priscila Arboleda, de 28 anos, já tinha lido sobre a atração em uma revista. Quando viu o bar suspenso no Parque do Peão, arrastou o marido. “É uma sensação de liberdade indescritível, uma experiência muito diferente”, disse.