Na reta final da gravidez, Joana Balaguer conta: 'Engordei oito quilos'

A atriz, que atualmente vive na África, deve dar à luz Martin nas próximas semanas, no Rio de Janeiro. 'É muita emoção. Quero parto normal', diz ela.

Na reta final da primeira gravidez, a modelo e atriz Joana Balaguer fala da expectativa de ser mãe. Medos e desafios? Ela acredita estar preparada para um dos maiores papéis de sua vida. Seu rosto, com um belo par de olhos da cor verde-piscina, ganha brilho especial quando o assunto é Martin, previsto para nascer em meados de julho, no Rio de Janeiro. A carioca, que está casada com o empresário português Paulo Miguel e morando na África - ela vive em Maputo, capital de Moçambique -, planeja dar à luz através de um parto normal. Dona de curvas sequinhas, ela conta que se preocupa demais com o corpo: “Me cuido bastante. Durante a gestação engordei oitos quilos”.

Atualmente, tranquilidade e confiança são sensações fortes. “É muita emoção e a expectativa é enorme. Quero parto normal. Mas sei que os planos podem mudar na hora H. Se complicar ou ficar difícil, escolho fazer uma cesárea. O que importa é ver meu filho bem e com saúde”, diz Joana, que acredita na importância da amamentação materna como aliada para o crescimento do primeiro filho.

O segredo da boa forma? Ela lembra que rotina de exercícios e boa alimentação são fundamentais. “Sempre gostei de correr e fazer pilates. Durante esse período, tenho feito muitas caminhadas. Na rua ou na academia, todos os dias dedico 50 minutos do meu dia para fazer exercícios”, detalha Joana.

Durante ensaio de moda para o EGO - que aconteceu no Vila Spa do Hotel Radisson, na Barra da Tijuca -,  Joana lembrou que sessões diárias de drenagem linfática no corpo e massagem modeladora nas pernas foram importantes para não reter líquidos.  “Ajuda muito para não inchar. Lá na África, onde moro, é bem baratinho. Fazia todos os dias. Sempre passei muito creme e óleos na barriga, nos seios e nas pernas para evitar estrias”, diz a carioca, que até o quarto mês enjoou demais.

“Os primeiros meses foram bem complicados. Passei mal até com o cheiro da minha cozinha, perfumes e tive aversão a tudo que sempre gostei de comer, como salada, cereal, iogurte e frango. Foi muito ruim”. A paciência foi um dos temperos que mais precisou durante parte da gestação: “Não tinha o que fazer. Sabia que era passageiro e por isso me permitia comer o que dava vontade”.

Na lista da nova alimentação, ela incluiu doces, carne vermelha e até sanduíches do McDonald's. “Deixei a preocupação um pouco de lado e comi coisas que há anos não provava, como picanha, macarrão e até feijão com arroz. Isso tem sido maravilhoso (risos). Sempre fui muito regrada e preocupada com a forma física”, ressalta Joana, contando que “nenhuma mistura exótica” ou desejo mirabolante apareceram durante a madrugada: “Isso foi ótimo, pois ia ser difícil encontrar alguma coisa aberta na África”.

Joana lembra que durante um período ficou à base de comidas bem brasileiras. “Teve uma fase que só tinha vontade de comer pão de queijo, queijo minas, pastelzinho e açaí”, diverte-se a atriz, que passou do manequim 34 para o tamanho 40.

Estilo e sensualidade 
Moda para gestantes sempre foi uma preocupação para a ex-protagonista da novela teen "Malhação". “Sempre achei um terror roupas largas demais. Prefiro peças mais justinhas ao corpo. Acho que dá para manter o estilo durante a gravidez. Por isso, pensava até em desenhar minhas roupas em caso de não encontrar. Mas confesso que a maioria das peças antigas do meu guarda-roupa está servindo. Aumentei três manequins na cintura”, aponta a atriz.

No começo, Joana acreditava que não poderia ser sexy durante a gestação. Mas a verdade foi por terra abaixo graças ao marido. “Ele me elogia tanto agora... Muito mesmo. Bem mais do que antes. Seria bom ficar grávida para o resto da vida (risos). Ele tem sido maravilhoso e tenho certeza que será um ótimo pai. Além de amar criança, é companheiro, um homem inteligente e a melhor referência que Martin poderia ter. Estou muito feliz”, diz Joana, que não descarta no futuro ter mais um filho.

Casar e ter família grande nunca foram o sonho de Joana, que se prepara para completar 30 anos em agosto: “Sempre fui muito independente. Mas depois que você encontra a pessoa certa, tudo muda. Acho que a chegada dos 30 anos aflorou meu lado materno”.

Na opinião dela, os 30 anos são os novos 20. “Diferentemente da maioria das pessoas, que fica na maior paranoia, sempre sonhei em ter 30. Acho que é uma idade linda. A mulher fica mais madura, mais objetiva e mais racional”, acredita Joana, sem se preocupar com fios brancos e rugas: “Se fosse me grilar com cabelos brancos, estaria perdida. Tenho cabelos brancos desde os 13 anos”.

Experiência na África
De férias no Brasil, a carioca fala que morar na África foi uma verdadeira “lavagem na alma”. Crescida na Zona Sul do Rio, ela reforça que viu um novo lado da vida. “Os valores são completamente diferentes e isso enriquece qualquer ser humano. As pessoas aqui no Brasil só reclamam, só pensam em separação, em fazer compras e estão bipolares ou com depressão. Lá, todos estão sempre tão felizes e unidos com tão pouco. Isso te faz repensar e melhorar”, compara.

Joana conta que alguns negros ainda carregam o peso da escravidão no semblante: “Alguns não olham nos olhos e outros sempre baixam a cabeça para falar com os brancos. Isso não deveria ser assim. Para se ter uma ideia, uma vez um motorista de caminhão estava dirigindo meu carro. Ele deixava o carro morrer porque estava nervoso pelo fato de ser responsável, naquele momento, pela vida de uma mulher branca. É um povo muito humano, educado e generoso. Não tem como não se encantar”. Para homenagear sua nova nação, ela vai decorar o quarto do bebê com temas africanos.

Escolher o Brasil como país para o nascimento de seu Martin foi por um motivo simples. “Queria estar perto da minha família. Meus pais só podem tirar férias uma vez ao ano. Como meus sogros têm uma agenda mais flexível, era mais fácil eles virem pra cá. Quero reunir todos os parentes para o nascimento de Martin”, diz Joana, que pretende fazer as malas em setembro e voltar para sua casa.

Agradecimento: Vila Spa, no Hotel Radisson - Barra da Tijuca  / Produção de moda: Tracy Rato / Assistente de moda: Hannah Vaz / Maquiagem e cabelo: Cleide Araújo /  Equipe EGO moda e beleza: Mirelle de França (editora chefe), Ana Paula Andrade (editora), Cristiane Rodrigues (repórter), Victor Hugo Camara (repórter) e Marcos Serra Lima (fotógrafo).

Cristiane Rodriguesdo EGO, no Rio

A atriz Joana Balaguer, grávida de oito meses do primeiro filho, Martin, posa para ensaio de moda do EGO e fala sobre maternidade, corpo e a expectativa para chegada dos 30 anos (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)