PE - Agricultores recebem cana-de-açúcar para enfrentar estiagem
No IPA, em São Bento do Una, PE, são distribuídas 100 toneladas por dia.
Através de um programa do Governo de Pernambuco, agricultures do interior estão recebendo doações de cana-de-açúcar em vários pontos de distribuição, ao longo do estado. A medida visa diminuir os impactos da estiagem prolongada que atinge o Agreste e o Sertão, dificultando a alimentação do rebanho da região. Os pecuaristas do interior recebem ajuda da cana para poder passar sem problemas pelo período de estiagem. "Tenho cinquenta anos e nunca vi seca igual a essa. É de fazer chorar", declara o agricultor Paulo Erivan.
Na estação experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em São Bento do Una, a 215 quilômetros do Recife, são distribuídas pelo menos 100 toneladas de cana-de-açúcar diariamente. Cada cidade tem seu dia de receber o produto. "Criamos este programa de distribuição para os municípios e cada um tem o dia certo, para que não haja tumulto nem problemas com filas. Aqui, a pessoa chega e recebe a cana no ato", detalha o supervisor do IPA, Leonardo Fernandes Alencar. O instituto estima que sejam beneficiados 100 produtores por semana no município e em seis outras cidades atendidas.
A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária vem instalando cada vez mais pontos para facilitar a vida dos agricultores. Agora eles não precisam fazer grandes deslocamentos para receber a colaboração do governo. Jeferson da Silva, por exemplo, não precisa mais viajar três horas até Quipapá para buscar o produto. "Melhorou 100%. Tínhamos muita dificuldade para chegar lá e ainda enfrentar uma fila de caminhões. Melhorou bastante", afirma o agricultor.
De acordo com o secretário de Agricultura e Reforma Agrária do estado, Ranílson Ramos, mais dois pólos de distribuição serão inaugurados e estarão funcionando na próxima semana em Pesqueira e Bom Conselho, no Agreste. Os polos já existentes ficam nos municípios de Caruaru, Garanhuns, São Bento do Una, Surubim, Itaíba (Agreste) e Arcoverde (Sertão).
Comentários