Só 16,6% no CE já prestaram contas com o fisco; guia orienta contribuinte

ORGANIZE-SE

Hoje fazem exatamente 24 dias que a Receita Federal começou a receber as declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2013, ano-calendário 2012. Faltando pouco mais de um mês para o fim do prazo, que encerra no próximo dia 30 de abril, porém, apenas 98 mil cearenses já enviaram o documento, o que representa somente 16,6% das 590 mil declarações aguardadas pelo Fisco no Estado. Para quem ainda não declarou, o Diário do Nordeste apresenta, nesta edição, um guia para que não haja margem para dúvidas na hora de acertar as contas com o leão.

Primeiramente, é importante ficar ciente de algumas novidades que a Receita implantou neste ano, na qual espera receber 26 milhões de declarações em todo o País. A mais importante delas promete ser uma forma de facilitar a vida dos contribuintes, já que se trata da possibilidade deles aproveitarem os dados do ano passado, podendo assim apenas confirmar novamente alguns pagamentos que se repetem, tais como aqueles ligados à educação e saúde.

Para aproveitar esse vantagem, porém, o contribuinte precisa ter guardado o arquivo da última declaração.

Apesar da novidade, a maioria das regras segue inalterada em relação ao ano passado, já que a maior parte das mudanças diz respeito somente a reajustes de alguns valores, como o rendimento anual que exige declaração, que ficou 4,5% maior.

De acordo com o assessor da superintendência da Receita, Osvaldo Carvalho, mais novidades devem aparecer no preenchimento do próximo ano.

"Estamos estudando a declaração pré-preenchida para 2014, mas essa confirmação só deverá sair no fim do ano", afirmou. O referido tipo de declaração pretende beneficiar os contribuintes que optam pelo modelo simplificado, tendo em vista que eles poderão apenas confirmar ou alterar os dados pré-preenchidos pelo Fisco e apresentados em sua declaração anual.

Ritmo lento

Apesar do prazo de dois meses dado pela Receita já estar chegando à metade e os contribuintes cearenses não terem atingido nem 20% das declarações esperados pelo Fisco no Estado, Osvaldo diz que a situação segue a tendência de anos anteriores, quando a maioria das pessoas deixa o preenchimento para a última hora. "A expectativa é que, até o fim de março, sejam entregues entre 22% a 25% do total de declarações esperadas. O andamento está normal em relação ao ano passado, já que cerca de 40% das declarações são entregues nos últimos cinco dias", explica Carvalho. "Cerca de 5% dos declarantes ainda entregam fora do prazo", complementa.

Mordida forte?

Sobre o impacto da mordida do Leão no contribuinte brasileiro, que para muitos paga altos impostos e tem um retorno tímido, o assessor da superintendência da Receita explica que órgão cumpre apenas as determinações do Governo Federal.

"A nossa função é arrecadar e isso procuramos fazer com eficiência. Com relação aos gastos, isso foge do nosso controle. Outros órgãos do governo fazem esse controle", conclui Osvaldo Carvalho.

Expectativa

590 mil é o volume de declarações de contribuintes cearenses neste ano, segundo estima a Receita. O número é 3,5% superior ao registrado em 2012, quando o Fisco contabilizou 570 mil

ÁQUILA LEITE
ESPECIAL PARA ECONOMIA