Após recorde para janeiro, venda de carros deve cair em fevereiro
Número oficial de automóveis e comerciais leves emplacados sai nesta terça, 5.
Do G1, em São Paulo
Após o melhor janeiro da história, as vendas de automóveis e comerciais leves devem cair em fevereiro, na comparação mensal. Os números oficiais serão divulgados nesta terça-feira (5) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Segundo fontes do mercado, os emplacamentos no mês passado somaram 222,5 mil unidades contra cerca de 297 mil no primeiro mês do ano, o que representa uma queda de 25% nas vendas de carros. Esses dados não incluem caminhões e ônibus.
Na comparação com fevereiro de 2012, ainda segundo as fontes, a queda chega a 5,6%; naquele período, foram vendidos 235,8 mil automóveis e comerciais leves.
Baixa prevista
Como fevereiro tem menos dias úteis que janeiro, além do "feriado prolongado" de carnaval, a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Autmotores (Anfavea) já havia previsto a queda nas vendas na comparação mensal. "Historicamente, janeiro e fevereiro são meses de baixa. A recuperação virá em março", antecipou Cledorvino Belini, da Fiat, no início de fevereiro, quando ainda era o presidente da entidade. No último dia 22, o executivo da General Motors Luiz Moan assumiu o posto para o triênio 2013-2016.
Comentários