Fortaleza. Lojistas de todas as regiões do Estado se reuniram nos dias 21 e 22 deste mês, para acompanhar as tendências mais recentes do varejo mundial no evento "Cenários do varejo 2013", realizado anualmente pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL/Fortaleza), Faculdade CDL, com apoio da Federação das CDLs do Ceará. Para os empresários do setor, esta também é uma oportunidade de acompanhar as tendências do comércio internacional.
Direcionado aos diversos segmentos do comércio, o encontro é inspirado na maior convenção mundial do varejo, a Retail´s Big Show, realizada anualmente em Nova York pela National Retail Federation (NRF), com objetivo de estimular a troca de experiências entre os participantes e atualizando-os acerca de novidades no setor para que possam ser aplicados no comércio cearense.
Adaptação
De acordo com o presidente da CDL de Sobral, Deocleciano da Frota, o evento vem agregar novidades ao comércio varejista, principalmente, no Interior que, nos últimos anos, tem acompanhado as tendências do mercado das grandes capitais. "Hoje, o comércio do Interior está acompanhando bem essas tendências dos grandes comércios. Mesmo havendo ainda resistência de alguns empresários, no que se refere às inovações, a grande maioria consegue atualizar seus negócios", opina.
Desafios
Segundo ele, o grande desafio ainda é a capacitação de funcionários. "Temos muita dificuldade em qualificar pessoas para o atendimento, que sempre vai ser o diferencial no nosso trabalho. Por mais que se incrementem tecnologias e ideias inovadoras para o comércio, o material humano é a melhor tecnologia que temos", afirma.
Sobre um balanço do crescimento do comercio de Sobral em 2012, Deocleciano afirma que, apesar das dificuldades geradas, principalmente, pela estiagem, o comércio local registrou índices positivos no crescimento. "A seca afetou diretamente não só a agricultura, mas o comércio e outras atividades econômicas, porém nós conseguimos manter um índice positivo diante das dificuldades e registramos um crescimento de 10% em vendas", comemora.
Programação
Entre os palestrantes do "Cenários do Varejo" estavam o membro do Comitê Executivo Global da Deloitte de Líderes da Indústria, Reynaldo Saad, que traçou um panorama do cenário varejista mundial a partir da crise financeira de 2008, apresentando perspectivas de crescimento e as características do cenário atual.
Saad afirmou ainda que o ponto de venda dentro do varejo é uma das mais importantes ferramentas de comunicação, destacando que o comércio local está atualizado com as inovações e demandas em relação às regiões Sul e Sudeste. "O comércio de Fortaleza traz uma experiência diferenciada de compra para o consumidor. O público que vai às lojas tem percebido muitas inovações e isso mostra que os varejistas estão preocupados em proporcionar bem-estar ao consumidor", aponta.
Realidade
Já a pesquisadora e doutora em Tecnologia da Informação Aplicada ao Varejo, Regiane Romano, falou sobre as novas tendências para o setor e ressaltou que muito do que foi exposto no Retail´s Big Show já está acontecendo. "Praticamente tudo o que foi exposto lá, está sendo aplicado aqui. Interatividade, entretenimento, integração de canais, tecnologia. Se você observar, até o pequeno varejista começa a se preocupar com o ponto de venda dele, que ali o sistema de gestão de clientes e de administração se torna palpável", explica.
Ela destacou é o comércio cearense, em especial, o de Fortaleza, que tem tomado a iniciativa na hora de inovar. "A CDL de Fortaleza é um exemplo para as outras CDLs. A cada ano, me surpreendo mais porque os lojistas inovam, se reinventam e trazem tudo que vem lá de fora para uma linguagem completamente diferente e acessível para pequenos e médios varejistas. A CDL tem um papel social fundamental e um evento como este ajudará muito não só na gestão da tecnologia, mas também nos processos", afirma.
Encerramento
A última palestra, conduzida pelo doutor e professor da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da USP e consultor de entidades de classe ligadas ao varejo, divulgou o conteúdo e lições da maior feira mundial do varejo ocorrida em Nova York, em janeiro, que levou cerca de 34 empresários cearenses. À frente desta delegação, estavam os presidentes Honório Pinheiro (FCDL-CE) e Freitas Cordeiro (CDL Fortaleza).
No evento, estiveram presentes micro, pequenos e médios empresários, além de presidentes de CDLs do interior, líderes e dirigentes de entidades classistas e também estudantes e profissionais da área.
O "Cenários do Varejo" é uma realização da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza e da Faculdade CDL, com apoio da Federação das CDLs do Ceará, CDL Jovem, Santa Clara Sebrae/CE, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Alf e Totvs.
Mais informações
Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (CDL)
Rua 25 de março, 988 - Centro
Site: http://www.fcdlce.com.br/
Comentários