Produtores do Sertão alagoano vão receber farelo para alimentar gado
Agricultores terão que se cadastrar para ter acesso a ração animal.
Do G1 AL, com informações da TV Gazeta
Em dificuldade devido ao longo período de estiagem, só agora os produtores rurais do Sertão alagoano estão recebendo sacas de farelo de milho e soja para alimentar o gado.
A ração foi adquirida com recursos do governo federal que liberou, em agosto de 2012, R$ 10 milhões ao governo do estado para ajudar no combate à seca.
Segundo o secretário estadual de Agricultura, José Marinho Júnior, os produtores interessados em receber o farelo devem procurar as secretarias de Agricultura dos municípios e apresentar documentos comprovando que são agricultores familiares.
“Como a ração é destinada para os pequenos agricultores, aqueles que possuem até 25 animais, o interessado deve apresentar a Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) e a de vacinação contra febre aftosa demostrando quantos animais possui”, expôs José Marinho.
A secretaria Estadual de Agricultura adquiriu 5 mil toneladas de farelo de milho e soja para alimentação do rebanho bovino. A estimativa é que neste primeiro momento 180 toneladas da ração que está estocada em um armazém na cidade de Santana do Ipanema sejam distribuídas para os sertanejos em dificuldade. A previsão é que cada produtor cadastrado receba ração para alimentar o rebanho ao longo de 10 semanas.
Segundo o vice-governador, Thomaz Nonô, foram investido 6,4 milhões na compra da ração e o restante do valor será destinado para operação de distribuição de água. Quanto à demora na ajuda aos sertanejos diante do dinheiro em caixa, Nonô disse que houve um problema porque o recurso havia sido disponibilizado para Defesa Civil, instituição que não possuía autorização para liberar o recurso. “Com autorização da Assembleia Legislativa, a verba foi liberada e agora os sertanejos terão uma assistência melhor”, expôs Nonô.
Comentários