Empresas do Cariri recebem prêmio por atuação no ICMS

Juazeiro do Norte. Empresas que obtiveram destaque na Região do Cariri receberam reconhecimento pelo Prêmio Contribuintes, em sua 6ª edição. As homenagens foram prestadas durante solenidade no Verdes Vales Lazer Hotel, na noite de ontem, em Juazeiro do Norte, com a presença de um público do segmento empresarial e autoridades locais e estaduais. A participação de 15 empresas demonstra a marca da região, com representatividade para o desenvolvimento do Estado.

São segmentos diferenciados, mas que caracterizam bem a Região Metropolitana do Cariri (RMC) e as suas principais cidades como importantes no processo de desenvolvimento do Ceará, com os seus investimentos em vários setores, principalmente educação e saúde. Nos últimos anos, a região foi beneficiária de alguns destes investimentos governamentais, como a conquista de um hospital regional, o Metrô do Cariri, entre outros empreendimentos.

A entrega da honraria acontece em quatro regiões do Estado. O Cariri tem obtido uma marca importante nos últimos anos, em termos de crescimento, principalmente do setor comercial. Várias empresas têm investido no potencial regional, o setor de transportes registra incremento, a exemplo do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. É quase um milhão de habitantes em toda a região, concentrado principalmente nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

Realização

O Prêmio Contribuintes é uma parceria do Sistema Verdes Mares com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). O evento contou com a palestra do ex-ministro, Ciro Gomes, sobre a crise econômica mundial e seus reflexos no Brasil. O evento no Cariri premia 15 empresas e mais três entidades filantrópicas que mais arrecadaram com o Programa "Sua Nota Vale Dinheiro". Dez empresas estão entre as que mais arrecadaram o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), por região, e mais cinco inseridas na categoria do Regime Simples Nacional.

A região figura como a terceira em arrecadação do Estado no ano de 2012, responsável pelo recolhimento, aos cofres públicos estaduais, de R$ 214,31 milhões, ou 2,8% em relação ao montante da receita em todo o Ceará, que insere a Capital e Região Metropolitana como maiores arrecadadoras, com 92%, o equivalente a R$ 7 bilhões. É a maior receita do ICMS no Estado. Nos últimos anos, há um progresso, principalmente com margens de crescimento em arrecadação no Interior.

Já nos dias 21 e 28 de fevereiro próximos, Tianguá, na região Norte, e Fortaleza, abrigarão as duas últimas festas, respectivamente nesta ordem. O Prêmio Contribuintes conta com patrocínio do Grupo M. Dias Branco, da Operadora de Telecomunicações OI, Banco do Nordeste (BNB) e Bradesco. A iniciativa de reconhecimento aos empresários da região demonstra, para os empreendedores, uma forma de evidenciar a possibilidade de levar à sociedade uma contribuição, em termos de investimentos voltados ao desenvolvimento local e do próprio Estado.

Segundo o secretário da Fazenda do Estado, Mauro Benevides Filho, a importância dessa premiação tem sido focada na expansão do reconhecimento.

Aumentou o número de empresas homenageadas, tanto em Fortaleza, como no Interior, e a inserção de entidades sociais, também beneficiadas, por meio do Programa Sua Nota Vale Dinheiro. Além deles, os contabilistas também recebem homenagens. Para o secretário, essa é uma forma de incentivo, além do aprimoramento, também das entidades, em juntar notas para a campanha, e todo esse valor é revertido para setores básicos de atendimento, tais como a Saúde e a Segurança Pública.

Mauro Filho destaca ainda a real contribuição do Sistema Verdes Mares nesse processo. "Essa parceria com o Sistema Verdes Mares, por meio do Prêmio Contribuintes, tem colaborado para que as empresas do Ceará consolidem o crescimento da atividade econômica no Estado em ritmo muito maior que a média nacional e que o restante do País", avalia.

Meio ambiente

Neste ano, a honraria esteve voltada para mais uma categoria especial das empresas que seguem critérios ambientais alinhados com o que há de excelência em dar condições sustentáveis de desenvolvimento. Isso ajuda a manter e promover um nível de crescimento sem causar danos ao meio ambiente.

Para os dados de Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, o IBGE divulgou pela primeira vez informações considerando a Região Metropolitana do Cariri (RMC). O trabalho do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), com base nas informações geradas pelo IBGE, mostra que a estrutura econômica para a RMC, em 2002, se configurava em 75,69% no setor de serviços; 19,2% no setor da indústria; e 5,10% na agropecuária. Quando comparado com o ano de 2010, é possível perceber que a maior mudança foi na participação do setor agropecuário, que passou a responder por apenas 2,84% da economia da região.

Setor atacadista

Um dos setores que mais cresce no Cariri, especialmente em Juazeiro do Norte, é o comércio. E, no segmento, vale destacar o Atacadão, que reforça seu compromisso em oferecer um serviço de qualidade aos consumidores e em contribuir para o desenvolvimento econômico regional e do País. A rede está presente na região desde 2009, quando inaugurou sua primeira unidade no Ceará, em Juazeiro.

Maior atacadista do País, a rede atua em todas as regiões do Brasil, com presença em 22 Estados, além do Distrito Federal. São 91 unidades de autosserviço e 12 centrais de atacado, que garantem o abastecimento nas regiões onde atua, seja para comerciantes ou consumidores finais. A rede emprega mais de 24 mil colaboradores. A empresa encontra-se em fase de expansão, com 11 novas lojas inauguradas em 2012: Macaé (RJ), Campo Grande (MS) Bauru (SP), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), Rio Branco (AC), Marília (SP), Taubaté (SP), Araraquara (SP), Arapiraca (AL) e Juiz de Fora (MG). Ao todo foram gerados mais de 2 mil novos empregos diretos ao longo de 2012.

Nas lojas Atacadão, os consumidores encontram um sortimento de 10 mil diferentes itens como alimentos, conservas, enlatados, frios e laticínios, carnes e peixes, hortifrutigranjeiros, bebidas e refrigerantes, doces e biscoitos, cereais, higiene pessoal e limpeza, utilidades domésticas, automotivos e pet shop, das mais diferentes marcas.

Outra vantagem é que a rede comercializa produtos em embalagens fechadas, fracionadas ou em unidades, o que permite que diferentes públicos sejam atendidos de forma eficaz, desde comerciantes, em variados segmentos, a consumidores finais.

Participação

230 milhões de reais foi o total da arrecadação do ICMS na Região do Cariri, Sul do Ceará, de janeiro a dezembro de 2012. É a segunda maior participação no Estado

Juazeiro tem vocação para o comércio

Juazeiro do Norte. Acreditar em uma nova realidade. Os empreendedores que apostam em Juazeiro não precisam se esforçar muito para obter crescimento. A cidade já concentra vocação natural para o comércio. Nessa linha, os empresários Deusdeles Dantas Lopes, que veio de Brasília, e Juvêncio Gondim de Medeiros decidiram investir em um mercado em plena ascensão.

Juvêncio Gondim investiu numa franquia da Boticário e já conquista o Prêmio Contribuintes por anos seguidos. Para ele, apostar no início dos anos 80 em uma franquia que hoje se tornou uma das maiores do Brasil e do mundo, no Cariri, num momento em que não se tinha ideia de como funcionava, foi um desafio, que em muito pouco tempo demonstrou a aceitação por parte da sociedade. Agora, já são 17 franquias espalhadas por várias cidades da região.

O Cariri deverá receber em breve mais duas lojas, com a ampliação e reformas em mais quatro. O começo foi na Rua da Conceição, no Centro de Juazeiro, na própria garagem de casa. Os produtos que chegavam por reembolso postal, aos poucos passavam a substituir as confecções. Mais tarde veio a oportunidade de vender os perfumes, por meio das franquias.

Deu tão certo que o segmento passou a ser apenas este na vida do empresário. E não parou de crescer, com a incorporação da linha voltada para higiene corporal, que passa a marca dos 40%. Além das lojas, estão também em funcionamento 27 pontos de venda na região do Cariri.

A certeza de apostar no que já era previsto, o desenvolvimento de Juazeiro do Norte, segundo Juvêncio, possibilitou o crescimento do negócio. "Esse prêmio nos deixa lisonjeados. É um reconhecimento que vem por meio de uma ideia muito salutar do Governo do Estado", afirma.

Alimentos

O empresário Deusdeles Dantas, há 17 anos, veio ao Cariri para trabalhar com o fornecimento de produtos variados para o mercado. Hoje, leva uma das marcas mais evidenciadas no ramo. A empresa Só Frios abastece restaurantes, lanchonetes, empresas e outros estabelecimentos. Uma lista de mais de mil produtos mostra a importância da empresa que há três anos traz o Prêmio Contribuintes para casa. São mais de 100 colabores atuando, com cerca de 50 representantes autônomos. Além disso, uma frota de caminhões refrigerados e outros veículos dão suporte à empresa para atender a grande demanda.

A Só Frios cobre uma área média de 150km, em cidades compreendidas entre Ceará e Pernambuco. E a tendência de ampliação da área comercial não tem limites. Para ele, trata-se de uma empresa que se destaca com uma filosofia familiar de atuação. "Receber o prêmio é uma grande alegria e agradeço a Deus por estar contribuindo para o crescimento do Estado e da região", afirma ele.

Outra grande vantagem que o empresário do ramo de frios e congelados ressalta é que o governo acabou facilitando a vida dos empreendedores do setor.

"O Estado melhorou em relação à carga tributária, ao termo de acordo para os atacadistas e isso facilitou bem mais, o que possibilita mais investimentos. Com isto, há mais condições para que o contribuinte atue de forma séria, o que sempre foi a nossa filosofia desse trabalho", conclui. Porém Deusdeles destaca que o sucesso empresarial se deve principalmente "a Deus".

Mais informações

Prêmio Contribuintes
6ª edição - próximas solenidades acontecem nos dias 21 e 28 de fevereiro, em Tianguá e em Fortaleza, respectivamente

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER