MATERIAL ESCOLAR - Volta às aulas já agita o comércio nas livrarias
Além da movimentação nos balcões das lojas, muitos materiais escolares podem ser entregues em casas ou nos estabelecimentos de ensino
Sobral. O período de volta às aulas já movimenta papelarias e livrarias da cidade. Com o período de matriculas iniciado em dezembro, muitos pais aproveitam os primeiros dias do ano para adiantar o material escolar.
Para melhor atender os pais nesse inicio de ano a empresária Cynthia Kenia Ponte Sousa, responsável pela franquia da Nobel em Sobral, apostou em um serviço diferenciado.
Basta que o cliente deixe a lista na livraria que todo o material será encomendado e entregue em um prazo de dez dias.
Lista
"Os livros didáticos, material a ser entregue na escola e de uso do aluno são todos providenciados de acordo com o gosto do cliente. Basta que ele deixe a lista e venha pegar dentro do prazo estabelecido", disse.
Segundo ela, devido o espaço físico da loja ainda não comportar, os livros didáticos são os únicos itens que não estão disponíveis para pronta entrega.
"Porém o resto do material escolar, principalmente da Tilibra e Grafons, pode ser todo encontrado aqui", salienta. De acordo com a empresária, o público feminino ainda é mais exigente.
Para as crianças até seis anos, a linha preferida é a da Galinha Pintadinha. No entanto, já as meninas até dez anos preferem as Princesas Disney. "E as mais velhas procuram alguma coisa na linha mais séria, tipo Crepúsculo e Vampiros", aponta.
A livraria também se destaca pelos livros técnicos disponíveis, principalmente na área de Direito, a mais procurada. "Devido a esse crescimento, abriremos também no segundo semestre uma livraria dentro do Fórum Doutor José Saboya de Albuquerque", declarou.
Em dois anos de livraria, a empresária aponta um crescimento de 39% nesta época do ano, que juntou Natal e inicio de Período Letivo.
Parcelamento
Conhecida como cidade universitária, Sobral possui apenas duas livrarias com acervo de ponta entrega para livros técnico, sendo elas Nobel e Max Livros. Ambas atendem também com encomendas especificas.
Na Nobel, Cynthia aponta que de acordo com o valor da compra, o total pode ser parcelado em até cinco vezes nos cartões de crédito.
Segundo a estudante Bárbara Marques, que vai cursar o Nono Ano, a escolha do material pode durar até uma semana. Com 13 anos, Bárbara já diz que não dá pra comprar no primeiro lugar em que chega.
"São muitas opções, além de preços. Já comprei um caderno em um lugar por um preço e vi ele mais barato depois. Quanto mais eu economizar, mais coisas posso comprar", destaca.
Sua mãe, a dona de casa Roberta Marques, explica que a filha tem um limite de quanto pode gastar em material para o primeiro semestre. "Damos a ela uma determinada quantia. Dessa vez foi R$100,00. Daí ela tem que tirar o dos cadernos, fichários, canetas e outras coisas. Sendo que esse material tem que durar normalmente o semestre inteiro", explica.
Apostilas
Segundo ela, os gastos com livros, apostilas e matricula são algo que não dá para economizar. "Com essa onda de apostilas, não tem como procurar um livro usado e economizar por exemplo. Sem falar nos livros exigidos que devam ser obrigatoriamente novos. Assim, preferimos mostrar o valor do dinheiro para ela. Com isso, podemos notar que a Bárbara passou a ser mais zelosa e consciente do valor de cada coisa. Passo dias com ela no centro para que escolha suas coisas".
Nas Casas Assunção, a loja foi adaptada para receber material escolar a fim de atender a todas as escolas e condições sociais da cidade, ofertando desde o material mais popular até as linhas mais caras. O comerciante Francisco Mauro Gomes aponta que 70% dos produtos da loja estão voltados para a volta às aulas. "Temos as listas de todas as escolas. Apesar de não trabalharmos com livros didáticos, todo o resto é encontrado desde cadernos até brinquedos pedagógicos".
Mais informações:
Casa Assunção
Telefone: (88) 3611-2712
Nobel Sobral
Telefone: (88) 3112-7081
Comentários