Produção industrial do Brasil cresceu menos em dezembro, diz pesquisa

Setor industrial encerrou 2012 num momento positivo, diz HSBC.

Do Valor OnLine

A indústria brasileira continuou dando sinais de retomada e seguiu em expansão em dezembro pelo quarto mês consecutivo, embora tenha desacelerado em relação ao mês anterior. A produção industrial, segundo o Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês), registrou valor de 51,1 pontos no mês passado, em uma escala na qual valores acima de 50 indicam expansão. Em novembro, o indicador havia ficado em 52,2 pontos.

Para o HSBC, o resultado aponta a continuidade da expansão do setor industrial e um crescimento sólido da produção, embora de forma mais lenta. "No geral, pode-se dizer que o setor industrial encerrou 2012 num momento positivo, após ter passado a maior parte do ano em contração", afirmou em nota André Loes, economista-chefe do banco.

A expansão na produção foi acompanhada pelo aumento nas compras e motivada pela previsão de alta na demanda. O banco destaca que, embora o avanço na compra de insumos tenha sido pequeno, foi o segundo mês em que o indicador subiu.

O volume de novos pedidos também foi ampliado, segundo os participantes da pesquisa, o que reflete a demanda mais forte. Os novos pedidos para a exportação também cresceram e as vendas ao mercado externo avançaram em dezembro pela primeira vez desde março de 2011, segundo o HSBC.

Apesar da expansão na produção, o nível de emprego registrou retração em dezembro. A queda no número de funcionários, reportada por cerca de 6% dos entrevistados pelo HSBC, reflete a não reposição de vagas de empregados que se demitiram. Para a instituição, entretanto, a contração foi moderada, uma vez que 91% dos entrevistados relataram que não houve mudanças no quadro de funcionários.