Encomendas para o Natal reduzem a inadimplência das empresas em novembro

A situação financeira das empresas tem melhorado gradualmente com as encomendas de Natal, as quais incrementam a geração de receitas e favorecem o fluxo de caixa

As encomendas de Natal foram importantes para a redução da inadimplência

A inadim-plência das empresas recuou 3,4% em novembro, na comparação com outubro. Foi a segunda queda verificada, neste semestre, na variação mensal. Os dados são do Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas.

Para os economistas da Serasa Experian, a situação financeira das empresas tem melhorado gradualmente com as encomendas de Natal, as quais incrementam a geração de receitas e favorecem o fluxo de caixa. A queda mensal, registrada em novembro, é a segunda deste semestre.

Os juros historicamente baixos; a redução, mesmo que lenta, da inadimplência dos consumidores; os estímulos ao consumo pela via de benefício fiscal; e a desvalorização do real, fundamental para as indústrias, são outros fatores que contribuem para este resultado.

Já nas variações anual e acumulada, o levantamento apontou ligeiros avanços na inadimplência dos negócios. Quando se compara novembro de 2012 com igual mês de 2011, o crescimento foi de 0,1%, o menor na relação anual verificado este ano.

Na comparação entre os acumulados de janeiro a novembro de 2012/2011, por sua vez, o avanço foi de 11,5%, resultando no menor crescimento observado nas variações acumuladas este ano.

Redação O POVO Online