EMPREGO TEMPORÁRIO - Barracas abrem mil vagas nas férias

O período da alta estação, que segue até o Carnaval, está com várias oportunidades de emprego abertas em estabelecimentos ligados ao setor turístico, como restaurantes, bares e barracas. Na Praia do Futuro, as barracas de praia estão com pelo menos mil novas vagas. Já a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE) indica aumento de até 20% no setor, em comparação com o período de baixa sazonalidade.

De acordo com o presidente da Abrasel/CE, Ivan Assunção, a falta de qualificação nas áreas relacionadas à gastronomia e ao atendimento tem dificultado a atuação dos recrutadores. "Há uma demanda grande de mão de obra e é possível que não se consiga preencher as vagas disponíveis", comenta.

As barracas da Praia do Futuro estarão contratando trabalhadores temporários até fevereiro, diz a presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro, Fátima Queiroz. Do total das oportunidades, cerca de 70% são para funções relativas ao atendimento, como recepcionistas, garçons, auxiliares e supervisores de atendimento.

Os outros 30% são vagas para cozinheiro, auxiliar de cozinha, serviços gerais, bar man, caixa e estoquista. Segundo Fátima, "para as funções de caixa e estoquista é indispensável que os candidatos comprovem experiência, pois não há mais tempo para treinar", observa.

Segundo ela, um dos cargos melhor remunerados é o de supervisor de atendimento, destinado a coordenar equipes. "Trata-se de uma mão de obra capacitada, que temos certa dificuldade de encontrar. Um supervisor de atendimento ganha em torno de cinco salários mínimos mais comissão", afirma.

Ela recomenda aos interessados, que compareçam às barracas de praia da orla munidos de seus documentos para facilitar a contratação. "Carteira de trabalho, currículo e comprovante de endereço devem estar em mãos. De posse dos documentos, eles devem procurar gerentes, supervisores ou o proprietário das barracas", avisa.

Dificuldades

O presidente da Associação dos Empreendedores da Beira-Mar, Pedro Carlos Fonseca, também concorda que o setor tem tido dificuldade em encontrar pessoal capacitado suficiente para suprir a demanda de dezembro e dos meses seguintes. "Tem a oferta de emprego e pessoas procurando, mas encontrar os capacitados é o fio da questão".

Abrasel

20% é o aumento do número de vagas na alta estação em comparação a outros períodos do ano, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará