Mercado em expansão: como as vendas de semijoias fortalecem a economia e garantem rendas para as famílias
Rommanel registrou mais de mil novas consultoras em 2024
Vendas diretas do setor estão em segundo lugar, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD)
O mercado de semijoias tem apresentado avanço significativo nos últimos anos. Segundo a ABEDV, a categoria se encaixa no setor de vendas diretas em vestuário e acessórios, que fica em segundo lugar (18%) quando o assunto é a venda realizada por empreendedores que têm contato direto com o consumidor, sem necessidade de ponto de venda físico.
Em 2022, uma pesquisa realizada pela Bain & Company mostrou que o mercado de joias como um todo cresceu 18% em cinco anos. E a projeção é que este crescimento continue. Muito desse avanço se deve ao fato de os empreendedores autônomos buscarem a venda de semijoias como forma de garantir renda extra. De acordo com Maysa Alves, Diretora comercial e marketing da Rommanel Paraíba e Cariri, alguns pontos influenciam essa alta constante. “O crescimento do comércio eletrônico, a democratização do acesso ao luxo, tendências de consumo que mudam cada vez mais rápido e a qualidade das peças mostram que o investimento em semijoias é bem oportuno, seja para trabalhar com elas ou mesmo comprar para consumo próprio.”
Ainda segundo dados da ABEDV, 60% dos empreendedores que trabalham com vendas diretas são mulheres, e 57,3% são pessoas casadas. “Esse número mostra o que para nós é uma realidade antiga e que ainda se mantém: ao casar, muitas mulheres abrem mão de uma carreira profissional tradicional, com carteira assinada, carga horária e salário pré-estabelecidos, para se dedicar à família. A surpresa para muitas delas é que, como vendedora direta, muitas vezes o rendimento ultrapassa o esperado, e assim elas conseguem sustentar suas famílias”, destaca a diretora.
Crédito: Valéria Alves
Rommanel registrou mais de mil novas consultoras em 2024
O avanço do mercado de semijoias impactou nos resultados da Rommanel na Paraíba. Liderados pelo Grupo Helu, a marca registrou cerca de mil novas consultoras e 6 mil clientes ativos somente em 2024. “Nós sentimos que os consumidores estão procurando peças com designs exclusivos, que valorizam a beleza e com qualidade. Além disso, as nossas consultoras têm uma média de lucro de cerca de 40%, a maior do mercado; esse é mais um ponto que incentiva as mulheres a empreenderem com a Rommanel”, afirma Maysa Alves.
Em março, a Rommanel abrirá uma loja física em Juazeiro do Norte, a primeira do grupo no Ceará. “Escolhemos o Cariri por saber que, nessa região, o empreendedorismo é forte, e é uma terra em que as pessoas valorizam produtos de qualidade. Temos certeza de que seremos muito bem recepcionados pelos caririenses”, diz a diretora da Rommanel.
Por: Valéria Alves – Fotos Crédito Valéria Alves
Comentários