2,8 milhões de cearenses devem receber 13° salário
Benefício deve injetar R$ 3.050.603.393 na economia cearense.
Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
Nesta sexta-feira (30), termina o prazo do pagamento da 1ª parcela do décimo terceiro salário. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 2.764.684 cearenses devem receber a primeira parcela do 13° salário.
O benefíco deve injetar R$ 3.050.603.393 na economia do estado, o equivalente a 3,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará. Mesmo com o dinheiro na conta, os economistas recomendam precaução neste fim de ano, pois para a maioria dos trabalhadores, o benefício é uma oportunidade de equilibrar as finanças e pagar primeiro as contas.
O comércio está preparado para ficar com boa parte do montante do 13° salário. De acordo com o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) estima um crescimento de 10% nas vendas com relação ao mesmo período do ano passado. “Comerciante está esperando pelo mês de dezembro o ano inteiro. O 13° do mês vem para salvar a pátria do comerciante”, diz presidente do Sindilojas, Airton Boris
Os especialistas também lembrar os tradicionais despesas de janeiro como impostos, matrícula e material escolar das crianças. Para quem precisa organizar o orçamento, o consumo deve vir em terceiro lugar na lista de prioridades. “Consumir de uma maneiro ordenada. Faz parte da nossa cultura a questão de pechinchar, mas dentro de um orçamento que comprometa a renda mensal do trabalhador”, alerta o economista Célio Bezerra.
A segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga até 20 de dezembro. O trabalhador que não receber o pagamento do benefício pode fazer a denúncia na Superintendência Regional do Trabalho, que fica na Rua 24 de maio, 178, 2° andar, no Centro de Fortaleza.
Comentários