ALTA ESTAÇÃO: Ocupação dos hotéis projetada acima de 94%

O setor de turismo do Ceará está otimista com a próxima alta estação, período que, de acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), vai de dezembro até o domingo após o Carnaval. Conforme o titular da Setur, Bismarck Maia, o levantamento sobre a quantidade de visitantes que o Estado receberá nesta época ainda está sendo finalizado, mas ele adianta que a taxa média de ocupação na rede hoteleira deve ser superior a 94%.

"O período desta alta estação será menor, uma vez que o Carnaval ocorrerá no início de fevereiro de 2013 e, neste ano, a data caiu no final de fevereiro. Assim, vamos ter um número de turistas razoável, de acordo com o período menor. Quem sabe 700 mil turistas. Para esta época, esperamos uma taxa média de ocupação nos hotéis maior que 94%", afirma Bismarck Maia.

Se confirmada a expectativa de 700 mil turistas, haverá uma redução de 28,2% com relação à previsão da Setur para a última alta estação (dezembro de 2011/fevereiro de 2012), que foi de 975 mil turistas. Apesar disso, a Setur diz que a ocupação média da rede hoteleira será maior que a registrada na última alta estação, que foi de 92%.

"Esta já foi uma taxa extremamente alta. Acreditamos que, nesta alta estação, será bem maior. E isso não só em Fortaleza, mas em todos os polos turísticos do Estado", destaca o secretário de Turismo do Estado.

Otimismo

Para o presidente da Associação dos Meios de Hospedagem e Turismo do Ceará (AMHT), José Walden Lins Melo Filho, a taxa de ocupação média na alta estação pode ser um pouco maior. Ele acredita que, em janeiro, o percentual médio de ocupação nos meios de hospedagem deve variar entre 91% e 95%. "O fato de o Carnaval ocorrer mais cedo no ano que vem não vai fazer muita diferença no desempenho do setor", acrescenta.

A opinião é compartilhada pelo vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), Régis Medeiros. "O Carnaval mais cedo vai esticar um pouco as férias de janeiro e diminuir fevereiro. Não vai ter aquele vácuo que acontece quando o Carnaval cai no fim de fevereiro ou em março. Uma coisa vai substituir a outra", diz.

Com relação à ocupação dos hotéis, Régis Medeiros destaca que os resultados serão bons, mas acredita em uma taxa menor para janeiro. "A nossa expectativa é que os números da temporada 2011/2012 se repitam nesta alta estação. Próximo ao Réveillon, devemos ter uma taxa de ocupação média de 95%. Já em janeiro de 2013, a ocupação média do mês deve ficar entre 90% e 91%. Neste ano, a taxa foi de 90,08%", enfatiza.

Conforme Bismarck Maia, Fortaleza já está "lotada" para o Réveillon, que já é uma festa tradicional na Capital. "Fortaleza sempre foi a Capital do Réveillon. Isso começou a partir da festa do Marina Park Hotel. De sete anos para cá, a Prefeitura de Fortaleza tem realizado a festa na Praia de Iracema, que agrega ainda mais. Essa festa não vai deixar de ocorrer, não tem como mudar agora", afirma.

´Altíssima estação´

O secretário de Turismo destaca ainda que o período que vai de dezembro a fevereiro já pode ser considerado como "altíssima" estação. "Nós tínhamos um índice anual de ocupação de 50% e hoje temos uma média de 74%. Vários momentos de baixa estação se refletiram em alta estação. Por isso, o Ceará não tem mais baixa estação, mas alta e altíssima estação", diz.

Nesta semana, o secretário esteve em Brasília participando de uma reunião de negociação de contrato sobre o financiamento a ser obtido pelo Estado junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), no valor de US$ 160 milhões. Os recursos, destinados a investimentos no Litoral Oeste, devem ser liberados em aproximadamente 60 dias, após o cumprimento das próximas etapas para a contratação do empréstimo.

DHÁFINE MAZZA
REPÓRTER