Conselho aprova Magda Chambriard como nova presidente da Petrobras
Magda levanta a expectativa de que a atuação da petroleira sobre esse mercado ganhe novo fôlego.
Engenheira assumiu a Presidência e tornou-se membro do conselho de administração da estatal nesta sexta-feira, 24
Autor Ana Luiza Serrão
Magda Chambriard atuou como diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) durante o governo de Dilma Rousseff. Crédito: Wilson Dias/Agência Brasil
A Petrobras informou que o seu conselho de administração aprovou a nomeação de Magda Chambriard para a Presidência. A engenheira assumiu, ainda, como membro de tal conselho. As informações foram divulgadas pela estatal em fato relevante ao mercado na manhã desta sexta-feira, 24. Após essa aprovação, não será necessário convocar uma Assembleia de Acionistas.
Com a confirmação da saída de Jean Paul Prates do cargo em 16 de maio, a diretora-executiva de assuntos corporativos da companhia, Clarice Copetti, estava ocupando a posição interinamente, mas a entrada de Magda já havia sido anunciada para a posição.
Magda Chambriard atuou como diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) durante o governo de Dilma Rousseff. Algo que deixou parte do mercado financeiro temeroso devido ao risco de aumento da exposição à intervenção política, segundo o especialista da GTF Capital, Felipe von Eye Corleta.
Apesar disso, com vasta atuação na área de óleo e gás, Magda levanta a expectativa de que a atuação da petroleira sobre esse mercado ganhe novo fôlego. Algo que pode beneficiar as opera-ções no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, segundo avaliação do fundador da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica) e conselheiro da Servtec Energia, Lauro Fiúza Júnior.
“Ela (Magda) vai, a meu ver, investir muito no setor de óleo e gás. Levar gás para todo o Brasil, incentivar a rede de dutos para viabilizar gás no Brasil inteiro”, indicou Fiúza. Questionado se isso poderia trazer benefícios ao Pecém, o especialista acredita que sim. “Agora tudo depende da orientação dela. Ela é uma mulher de gás e petróleo. Pode ser que tenha essa vantagem para o Ceará. O Pecém precisa muito de gás, vamos apostar nisso.”
Quem é Magda Chambriard
Consultora na área de óleo, gás e biocombustíveis, Magda é engenheira civil (1979) e mestre em engenharia química (1989) pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Ela iniciou carreira na Petrobras em 1980, onde atuou, especialmente, na área de produção. Foi cedida à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2002. E, em 2012, chegou à diretoria-geral da agência. Dentre os estudos técnicos liderados por ela houve a culminação da primeira licitação do pré-sal.
https://www.opovo.com.br/noticias/economia/2024/05/24/conselho-aprova-magda-chambriard-como-nova-presidente-da-petrobras.html
Comentários