BRASIL-PORTUGAL: Iguatu busca atrair investimentos

Intercâmbio entre empresários portugueses e o município do Centro-Sul busca identificar setores da economia de ambos os parceiros que possam gerar investimentos nas cidades cearenses 

Iguatu Um grupo de 12 empresários portugueses em missão oficial ao Ceará visitou esta cidade, localizada na região Centro-Sul do Ceará, com o objetivo de conhecer as potencialidades locais. O esforço da administração municipal é atrair investimentos industriais, comerciais e de serviços para ampliar a oferta de emprego e gerar renda, ampliando o desenvolvimento local.

A visita teve o apoio da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), da Câmara de Comércio Brasil-Portugal e do Consulado Português no Estado. Depois de visitar Iguatu, os empresários visitam Fortaleza e Caucaia. Os empreendedores portugueses têm atividades diferenciadas e atuam nos setores de metalurgia, cerâmicas, revestimentos e comercial.

Inicialmente, os empresários visitaram alguns equipamentos públicos da cidade: a rodoviária, Centro de Convenções, novas avenidas e área do Distrito Industrial. No início da noite, houve encontro formal de abertura oficial da missão no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com troca de bandeiras do Brasil e de Portugal entre o prefeito eleito, Aderilo Alcântara, e o presidente da Câmara de Comércio portuguesa, Antonio Poças.

Em seguida, houve a apresentação do projeto de atração de investimentos para o município. A Prefeitura preparou uma projeção animada sobre as obras que estão em andamento e outras que ainda serão construídas, nas áreas de Educação, Saúde e Infraestrutura. Depois foi a vez dos portugueses mostrarem as suas empresas. Por fim, ocorreu a assinatura de um protocolo de intenção entre os empresários europeus e o município.

O empresário português, Antonio Soares, disse que essa era a terceira vez que visitava esta cidade a convite do prefeito Agenor Neto. "Aqui a gente sempre se surpreende", disse. "Os portugueses com os brasileiros têm facilidade na linguagem, na manutenção de um diálogo claro e de aproximação mútua", disse. "Da minha parte, farei o possível para que empresas venham a se instalar neste município".

Soares espera que, em médio prazo, Iguatu abrigue uma comunidade portuguesa. "Temos empresa na área de tecnologia e de metalurgia que podem fazer investimentos gerando o desenvolvimento regional".

O representante da Câmara de Comércio Brasil - Portugal e da Associação Industrial Portuguesa, Antonio Poças, reconheceu o esforço local em atrair investimentos industriais a partir da realização de várias obras de infraestrutura. "Os empresários locais defendem com ardor essa região e isso é muito positivo", disse. "Temos percebido essa postura desde o primeiro momento da nossa chegada".

Poças fez questão de frisar: "Nos sentimos bem onde somos bem recebidos". O português destacou a continuidade administrativa com a eleição do candidato Aderilo Alcântara, da situação. "Aqui há projeto para 20 anos e isso é fundamental que tenha regularidade nas mãos de quem tem os mesmos ideais".

O prefeito eleito de Iguatu, Aderilo Alcântara, ressaltou o trabalho da administração atual em firmar parceria com o governo estadual e com empresas nacionais e externas. "As nossas potencialidades são boas e com a vinda de novas empresas, a economia local vai crescer e o município vai se desenvolver", frisou. "O nosso objetivo é fortalecer a economia regional".

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu, Ariosto Vale, disse que Iguatu precisa com urgência da vinda de novos investimentos que vão impulsionar a economia local. Pesquisa da CDL revela que, de cada dez empregos, oito estão no setor comercial e de serviço. "É preciso que se faça crescer o parque industrial local", defendeu. "Novas fábricas vão gerar emprego". Empresários e secretários municipais participaram da vista dos portugueses à cidade.

Depois de Iguatu, a comitiva visita Fortaleza e Caucaia. O encontro foi encerrado, anteontem, à tarde. A secretária de Desenvolvimento Econômico do município, Patrícia Diniz, mostrou-se esperançosa na concretização de negócios com os empresários portugueses.

"Acreditamos que investimentos serão dirigidos para o nosso município", espera. O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, destacou pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) que aponta esta cidade com maior potencial de atração de investimentos externos no Ceará, seguido de Maracanaú, Sobral e Fortaleza tendo por base arrecadação de receitas próprias municipais.

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER