Receita abre na segunda-feira consultas a lote residual

Os lotes residuais são os de contribuintes que caíram na malha fina do IR

Por g1 — Brasília

Imposto de Renda: Receita abre na segunda-feira (24) consultas a lote residual de restituições — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Imposto de Renda: Receita abre na segunda-feira consultas a lote residual de restituições

Restituição será paga a quem caiu na malha fina e regularizou situação. Depósito será em 31 de janeiro; 240,7 mil contribuintes receberão valores.

A Receita Federal informou que abrirá às 9h da próxima segunda-feira (24) as consultas a um lote residual de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física 2021, referente ao ano-base 2020, e também relativo a anos anteriores.

Os lotes residuais são os de contribuintes que caíram na malha fina do IR, mas depois regularizaram as pendências.

As consultas podem ser feitas:

na página da Receita na internet;

pelo aplicativo para tablets e smartphones.

Ao todo, 240.744 contribuintes receberão a restituição em 31 de janeiro, de acordo com a Receita. O montante a ser pago soma R$ 281,9 milhões.

Desse total, R$ 96,66 milhões referem-se a contribuintes com prioridade no recebimento dos valores (idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério).

Malha fina

Em setembro, a Receita Federal informou que quase 870 mil contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda 2021.

A Receita informou os principais motivos de retenção na malha:

41,4%: omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (de titulares e dependentes declarados);

30,9%: deduções da base de cálculo (principal motivo de dedução - despesas médicas);

20,0%: divergências no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física;

7,7%: deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ou imposto complementar.

Como sair

Para saber se está na malha fina, o contribuinte pode acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Veja o passo a passo do extrato do IR

Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora.

Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.

https://g1.globo.com/economia/imposto-de-renda/noticia/2022/01/21/imposto-de-renda-receita-abre-nesta-segunda-as-consultas-a-lote-residual-de-restituicoes.ghtml