Agricultores de 21 cidades do Ceará estão sem receber seguro-safra
Em Farias Brito, 1.716 trabalhadores cadastrados esperam o benefício.
Agricultores de 21 cidades do Ceará perderam mais de 75% da safra, mas estão sem receber as parcelas do seguro Garantia Safra. Farias Brito, no Cariri, Sul do Ceará, é uma destas cidades. No município, são 1.716 trabalhadores esperam o pagamento.
Agricultores acostumados a armazenar muitos grãos em casa, neste ano, não chegaram a colher o mínimo necessário para o sustento da família. É o caso do agricultor Francisco Martins.
Ele conseguiu colher 15 sacas de milho, 10% do estimado, e espera o seguro. “A gente pagou, a gente tem direito de receber'', diz Martins. ''Estou com 36 anos de trabalho nesta área de terra e nunca vi uma seca deste tamanho '', diz o produtor Cícero Vidal.
Apesar de o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) reconhecer perdas acima de 70% em Farias Brito e em outros municípios do estado, as cidades podem ficar fora do pagamento das cinco parcelas de R$ 136 do Garantia Safra, programa do governo federal que indeniza agricultores do Nordeste e áreas de Minas Gerais e Espírito Santo por prejuízos no plantio. Segundo o secretário municipal da agricultura de Farias Brito, na cidade, são 1.716 agricultores cadastrados à espera do pagamento.
“O agricultor cumpriu sua parte. O município cumpriu integralmente suas obrigações com o programa e não está sendo beneficiado pelo Garantia Safra. As informações nos levam a perdas de mais de 75%. Se o benefício não for pago, famílias vão passar fome no nosso município'', diz o secretário de agricultura de Farias Brito, João Frutuoso de Pinho.
Pendência
O secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, afirma que há disparidade nos números das perdas de safra levantados por dois órgãos. Martins diz acreditar que até outubro a situação seja resolvida.
“Estamos com pendência em 21 cidades porque, pelo cálculo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a perda de safra, com levantamento feito pela Ematerce, não deu acima ou igual a 70% nessas cidades, mas todos os 21 casos estão sendo analisados pelo Ministério do Desevolvimento Agrário. Como houve seca muito forte e perda generalizada em todo o estado, temos a esperança de que essas cidades possam vir a receber a partir de outubro o Garantia Safra”, afirma o secretário.
Pelos critérios do Comitê Gestor do Garantia-Safra, para participar do programa, os agricultores devem ter declaração de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo e cultivar em áreas não irrigadas, entre 0,6 e 5 hectares de arroz, feijão, mandioca ou milho e realizar a adesão ao benefício.
Comentários