Otimismo por estímulos do Fed segue e Bovespa tem 6ª alta seguida

Fora do índice, foram suspensos os negócios das ações do Cruzeiro do Sul.

G1, com informações da Reuters

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) encerrou os negócios desta sexta-feira (14) em leve alta, sustentando os ganhos da véspera, quando o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, lançou um agressivo plano para estimular a recuperação da economia do país. É a sexta alta seguida.

O Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, fechou em alta de 0,24%, a 62.105 pontos.

Na semana, o índice acumulou alta de 6,49%. No mês, de 8,84% e, no ano, de 9,43%.

Fora do índice, a BM&FBovespa informou a suspensão dos negócios com as ações do banco Cruzeiro do Sul. O Banco Central decretou há pouco a liquidação extrajudicial da instituição.

Em comunicado na quinta-feira, o Fed afirmou que irá comprar US$ 40 bilhões em dívida hipotecária por mês e que continuará adquirindo ativos até que as perspectivas de emprego melhorem substancialmente.

Essas compras somam-se aos US$ 2,3 trilhões que o Fed já adquiriu em dívida do governo norte-americano e dívida relacionada ao setor imobiliário.

Esse tipo de medida funciona como uma "injeção" de recursos no mercado, já que o Fed troca os papéis "podres" por dinheiro. Com mais recursos em circulação, a expectativa é melhorar o desempenho da economia.