MICROEMPREENDEDOR
Cerca de 15 mil pessoas visitaram os estandes do evento, que reuniu empresários do município nas áreas de comércio, indústria e serviços. A próxima edição deverá acontecer em local maior
ANTÔNIO CARLOS ALVES
Canindé. Eficiência e sucesso. Essas palavras resumem os resultados da Feira de Negócios neste município (Fenecan), realizada pelo Sebrae, em parceria da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Prefeitura Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
"A Fenecan, com o propósito de fomentar o empreendedorismo na região, uniu em um só lugar empresas representantes de vários setores'', ressalta Jane Gomes, do Sebrae, destacando a programação que aconteceu no fim de semana.
"Nós, que fazemos o Sebrae, ficamos imensamente satisfeitos com o resultado do evento, pois vimos quão bom foram os retornos para os expositores, através da interação gerada pela aproximação de seus consumidores. Além de termos obtido um ótimo volume de vendas, sabemos que a Fenecan proporcionou para os participantes a oportunidade de realização de novos negócios'', comemora.
A estimativa é de que 15 mil pessoas visitaram a Feira ao longo dos dois dias de realização, gerando um volume de negócios de R$ 80 mil, atendendo de todas as formas as expectativas dos participantes.
"Gostaria de ressaltar a importância que foi poder contar com o apoio da CDL, Prefeitura Municipal, expositores e visitantes que contribuíram de forma significativa para o sucesso da 1ª Feira de Negócios de Canindé", salientou Jane.
Valor agregado
Na avaliação do prefeito da cidade, Celso Crisóstomo, a feira veio para agregar valores econômicos, culturais e sociais. "É um evento que gera emprego e renda para moradores da região e abre espaço para empreendedores que antes viviam no anonimato e agora ganham um novo impulso porque poderão expor seus produtos em outros locais'', observa o prefeito.
Para ele, com a criação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, no ano de 2006, facilitou o desempenho do Sebrae, no desenvolvimento de ações que já formaram 37.190 multiplicadores em todo País.
"Em Canindé, não está sendo diferente. A ação da Câmara dos Dirigentes Lojistas nessa parceria com o Sebrae tem facilitado isso e quem sai ganhando é o município, a cidade e o novo empreendedor", aponta.
Já o presidente da CDL, Paulo Magalhães Filho, ressalta que a feira foi o grande diferencial para mostrar a força do comércio de Canindé. "Participaram do espaço instalado na Praça Dr. Aramis diversos tipos de vendas. Desde o grande empresário até o pequeno que trabalha com a produção informal", observa o dirigente lojista.
"Estamos no caminho certo. No próximo ano, vamos pensar maior ainda. É apenas o início de um trabalho que precisa ser feito com cautela, paciência e, acima de tudo, com competência. Dessa forma, nós iremos fazer'', garante Paulo Magalhães.
"O nosso projeto é dar condições aos canindeenses que trabalham por conta própria e sem qualquer tipo de registro ter a possibilidade de sair da informalidade. Com a lei complementar 128, de 19 de dezembro de 2008, milhões de brasileiros passaram a poder legalizar seu trabalho, tornando-se um microempreendedor individual e, dessa foram, terem a oportunidade de melhorar seu negócio com todos os benefícios assegurados na legislação. Esse é o grande pensamento da diretoria da CDL em participar da feira'', afirmou o presidente da entidade lojsita.
O Empresário Paulo Justa, do complexo Eletrolar, foi enfático: "Para a próxima edição, o espaço se tornará pequeno. Temos que começar a pensar em um local mais amplo, porque o público gostou e isso é importante para o comércio. Foram gerados mais de 200 empregos diretos e indiretos na realização da Feira", observou Paulo.
Outra que fez elogios ao evento foi Miriam Chaves, do Jornal de Mão em Mão, que expôs o seu trabalho de mais de 15 anos na região. "Era o que estava faltando em Canindé, uma feira desse porte com opções de todos os tipos para que o consumidor pudesse escolher os mais variados produtos. Foi sem dúvida o evento do ano", frisou.
Antônio Carlos Alves
Colaborador




Comentários