Novo polo de produção de frutas ganha força na Chapada Diamantina
Na região das montanhas de pedra, uma terra produtiva faz brotar frutas ao redor da Chapada. São alimentos especiais como laranjas que chamam a atenção pelo tamanho, goiabas que chegam a formar cachos, ameixas, maçãs, tangerinas e uvas.
Na fazenda Bagisa, em Ibicoara, um dos destaques é a plantação de tangerina piemonte, uma variedade desenvolvida a partir de estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A goiaba fica com os pés tão carregados, que os produtores precisam colocar um tipo de cordão para segurar o galho e evitar que ele despenque de tantos frutos que carrega.
O artifício também é usado nos laranjais. Os pomares ficam carregados de laranjas produzidas a partir de sementes vindas de outros países, liberadas pelo Ministério da Agricultura, que chegam a pesar, em geral, mais de 500 gramas.
O manejo inclui ainda outras estratégias para manter a produção em alta, como o uso de técnicas agrícolas engenhosas. Entre os pés, nos corredores da lavoura, os produtores espalham feno, que funciona como uma "cobertura morta", para barrar a incidência da luz solar, diminuir a temperatura, e dificultar o crescimento de mato. Outra estratégia que chama a atenção, são os enormes vimeiros, que podem alcançar até seis metros de altura.
Os vimeiros servem de barreira contra o vento, que alcançam até 18 quilômetros por hora nesta região. A ventania pode prejudicar as lavouras e as fileiras de vime funcionam com um paredão natural.
Os produtores do agropólo acreditam tanto na agricultura da Chapada que na Fazenda Progresso, uma das maiores produtoras de café e batata da região uma plantação experimental de uva já é encontrada com dois hectares plantados. Na fazenda Bagisa, o esforço pode ser visto na produção de maçãs.
No ano passado, o agropólo produziu quase 2 mil toneladas de frutas especiais, e mesmo com a seca que atingiu a região nos últimos dois anos, a expectativa é de que a produção seja mantida em 2014.
Do Globo Rural




Comentários