SEGUNDO O IBOPE - Movimento no Mundial será menor, dizem shoppings

Fortaleza/São Paulo. Os shopping centers esperam um movimento menor durante a Copa do Mundo, aponta pesquisa do Ibope Inteligência divulgada nesta terça-feira, 13. De acordo com o levantamento, 62% das empresas acreditam que o número de visitantes cairá significativamente, especialmente nos dias de jogos. No Ceará, o pessimismo se repete.

"Eu não tenho dúvidas de que isso vá acontecer e não é novidade nenhuma", afirma o presidente da Associação dos Lojistas de Shopping do Ceará (Aloshop-CE), Abílio do Carmo.

Ele ainda afirma que a indecisão da Prefeitura sobre decretar feriado ou não nos jogos deixa o setor ainda mais abalado e sem poder elaborar estratégias para diminuir o impacto da baixa movimentação no caixa.

"Serão 18 dias para pagar 30 e, se for feriado e a gente quiser abri, vamos ter de pagar hora extra, além de negociar com os empregados", afirmou Abílio, apontando que a contratação de pessoal também está ameaçada.

Ações de marketing

Apesar de 79% dos entrevistados afirmarem que prepararam ações de marketing específicas para o período (como eventos e promoções), 29% não têm certeza sobre os benefícios do torneio para os lojistas. Mesmo assim, 37% devem contratar funcionários e mais da metade vai alterar seu horário de funcionamento durante o mundial de futebol.

Segundo o Ministério do Turismo, 3,7 milhões de turistas devem circular pelo País entre junho e julho. Esse público deve gastar cerca de R$ 6,7 bilhões.

Porém, como será decretado feriado por muitos municípios nos dias de jogos, a previsão é de que o movimento caia.