Morre Maria Amélia, patrimônio vivo de Pernambuco, aos 98 anos
Maria estava doente se hospitalizou e contraiu Covid-19
Por g1 PE
Maria Amélia era a artista popular com maior tempo de atividade em Pernambuco — Foto: Ricardo Moura/Secult PE-Fundarpe
Ela era a artista com mais tempo de atividade no estado, segundo o governo. 'A cultura de Pernambuco e a arte popular brasileira amanheceram de luto', disse o governador Paulo Câmara.
A artesã, ceramista, artista e mestra do barro Maria Amélia morreu, aos 98 anos, na madrugada desta sexta-feira (11), no Recife, após sofrer uma parada cardíaca. Ela era um dos 85 patrimônios vivos de Pernambuco e a artista com mais tempo de atividade no estado, de acordo com o governo estadual.
Maria Amélia era cadeirante e estava internada no Hospital Alfa, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, há 15 dias para tratar de uma lesão no pé. Na unidade de saúde, ela contraiu Covid-19, sendo transferida para outra ala do local, segundo Ricardo Félix da Silva, filho da artesã.
Por causa do diagnóstico da doença, o velório de Maria Amélia, que seria aberto ao público na Câmara Municipal de Tracunhaém, ficou restrito para a família no cemitério da cidade, onde o corpo dela foi enterrado na tarde desta sexta-feira (11). A artesã deixou 10 filhos e 30 netos.
Nota de pesar
O governador Paulo Câmara (PSB) emitiu uma nota de pesar. No texto, declarou que "a cultura de Pernambuco e a arte popular brasileira amanheceram de luto pela morte de Maria Amélia" e manifestou "solidariedade aos familiares, amigos e admiradores".
Ele também destacou que Maria Amélia foi uma das artistas pioneiras do município de Tracunhaém, na Zona da Mata do estado.
"Começou a manusear o barro ainda criança, por influência do seu pai, Mestre Didi, que era louceiro. Seus trabalhos com imagens dos santos católicos foram apresentados em exposições por todo o Brasil e no exterior", afirmou o governador, na nota.
Programação cancelada
A 22ª edição do Tipoia Festival, que acontece em Tracunhaém, teve a programação de atividades e apresentações culturais desta sexta-feira (11) cancelada por causa da morte de Maria Amélia.
A organização do evento informou que uma nova data será marcada. Também disse que estão mantidas as programações previstas para o sábado (12) e o domingo (13).
https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2022/11/11/morre-maria-amelia-patrimonio-vivo-de-pernambuco-aos-98-anos.ghtml
Comentários