Festa Literária do Ceará traz o melhor da literatura produzida na pandemia

Festa Literária do Ceará (FLAC) volta a ser realizada em 2021, com curadoria do jornalista Jáder Santana e o tema Ler para Resistir

Jáder Santana, curador da FLAC 2021

Com o tema “Ler para Resistir”, evento terá o cenário político e os lançamentos da pandemia como destaque; encontros serão transmitidos às terças e quintas, a partir de 4 de novembro, sempre às 19h30

Após um breve hiato, a Festa Literária do Ceará (FLAC) volta a ser realizada em 2021. Com curadoria do jornalista Jáder Santana e o tema Ler para Resistir, o evento retoma a fórmula de trazer os destaques nacionais e também os autores cearenses, dessa vez com foco na política, envolvendo questões de diversidade e desigualdade. Com o tema “Ler para Resistir”, a iniciativa terá ainda os lançamentos da pandemia como destaque e os  encontros serão às terças e quintas, de 4 de novembro a 9 de dezembro, sempre às 19h30, e com transmissão aberta na internet. As terças serão reservadas para o ciclo Ceará Protagonista, com entrevistas de autores locais. Já às quintas, acontecerão as mesas literárias, trazendo sempre dois autores e um mediador. 

Para as mesas, foram convidados escritores que lançaram obras no período da pandemia, entre 2020 e 2021. Entre eles estão Ana Paula Maia, Antônio Xerxenesky, Jeferson Tenório, Giovana Madalosso, Angélica Freitas e os cearenses Socorro Acioli, Tércia Montenegro, Lorena Portela e Marco Severo, que compõem o Ciclo Ceará Protagonista. O festival ainda conta com o programa A Voz do Texto, leituras dramáticas de trechos dos livros contemplados, e inserções musicais. Duas oficinas serão dirigidas a professores da rede municipal de ensino.

“A escolha do tema da FLAC em sua retomada foi algo natural, uma vez o país vive um ambiente marcado pela política, com discussões em todas as rodas de conversa, em meio a uma crise que é também econômica e sanitária. A ideia é que o evento trace um panorama dessa crise e seus simbolismos, tendo como ponto de partida a literatura. Tentamos focar na diversidade para tentar entender esse contexto complexo em que o Brasil está mergulhado“, explica Jáder Santana.

“Resistir, no fundo, é tema recorrente de projetos culturais, e nesse sentido a Festa Literária do Ceará, em sua sexta edição, é uma sobrevivente”, afirma Aurea Figueira, idealizadora do projeto, ao lado de Cristina Saboia.

Edição virtual e gratuita

Todas as mesas literárias serão ao vivo e terão tempo reservado para perguntas dos leitores, sempre às quintas feiras às 19h30. Os livros que serão discutidos estão indicados no https://www.instagram.com/flacceara/ . Da mesa A Pele que Habito, que trata de raça e abandono, até O Fabuloso Brasil, as abordagens do festival passam por temas presentes não apenas na realidade brasileira, mas também no cenário global: a pandemia, o desprezo à vida e à morte, a história de um homem analfabeto que ainda não conseguiu ler a carta de seu grande amor de 50 anos atrás, burn out, homofobia, misoginia. 

No Ciclo Ceará Protagonista, escritores cearenses terão entrevistas abertas para falar sobre sua produção, sua trajetória e sobre os destinos pessoais e coletivos de suas escritas. Os encontros serão às terças-feiras, às 19h30, a partir do dia 9 de novembro. 

A Voz do Texto é uma programação de leituras dramáticas feitas por atores a partir de trechos escolhidos de livros pelos seus próprios autores. As atividades da FLAC incluem ainda duas oficinas professores: Livro em Jogo, ministrada pela mestre em teatro e educadora paulistana Tejas, em que o teatro é dispositivo para a interpretação de textos dedicados à infância; e A História Que Só Você Pode Contar, ministrada pela escritora Socorro Acioli. Haverá também atividades dirigidas ao público infanto-juvenil e intervenções musicais.

“Realizar a FLAC em um período tão conturbado, e ao mesmo tempo tão especial pelas reflexões que trouxe para a humanidade, é uma referência à palavra como a grande facilitadora das relações entre os seres humanos”, relata Priscila Lima, realizadora da FLAC. 

A Festa Literária do Ceará é um projeto aprovado pela Lei Estadual de Cultura – VIII Edital Mecenas, e tem o apoio da empresa ENEL, com realização da Lumiar Comunicação e Consultoria e da Em Foco Comunicação Estratégica. 

Fotos de outros eventos

Contação de histórias em 2013

Xico Sá e Mário Prata na FLAC 2013

O homenageado da FLAQ 2014 - Ignácio de Loyola Brandão, distribuindo autógrafos no Museu Engenho Colônial

Comunicação Estratégica.

O evento será transmitido pelo Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCjcUAeiYGiB0cbocOwGnQjA

Confira a PROGRAMAÇÃO PRÉVIA

SEMANA 1

Quinta-feira, 04.11

Mesa Com o suor do trabalho

Giovana Madalosso (Suíte Tóquio)

José Falero (Os supridores)

Mediação de Nelson Lourenço

SEMANA 2

Terça-feira, 09.11

Ceará Protagonista

Entrevista aberta com Socorro Acioli

Quinta-feira, 11.11

Mesa A pele que habito

Jeferson Tenório (O avesso da pele)

Mediação de Regina Ribeiro (a confirmar)

SEMANA 3

Terça-feira, 16.11

Ceará Protagonista

Entrevista aberta com Talles Azigon 

Quinta-feira, 18.11

Mesa Arde sem se ver

Stênio Gardel (A palavra que resta) 

Flavio Cafiero (Diga que não me conhece) 

Mediação de Marina Solon

SEMANA 4

Terça-feira, 23.11

Ceará Protagonista

Entrevista aberta com Tércia Montenegro

Quinta-feira, 25.11

Mesa Animalidade moral

Antônio Xerxenesky (Uma tristeza infinita)

Ana Paula Maia (De cada quinhentos uma alma)

Mediação de Humberto Pinheiro

SEMANA 5

Terça-feira, 30.11

Ceará Protagonista

Entrevista aberta com Marco Severo

Quinta-feira, 02.12

Mesa O fabuloso Brasil

Marcelo Vicintin (As sobras de ontem) 

Angélica Freitas (Canções de atormentar)

Mediação de Juliana Diniz

SEMANA 6

Terça-feira, 07.12

Ceará Protagonista

Entrevista aberta com Lorena Portela 

Entrevista aberta com Natércia Pontes

Quinta-feira, 09.12

A definir

Informações para imprensa: 

Manu Vergamini 

manu@agenciaemfoco.com.br

11 9 8772-1162

Aurea Figueira 

aurea@agenciaemfoco.com.br 

11 98579-2035 

POR Manu Vergamini - SP