Barbalhense poetisa é sócia benemérita da Academia Brasileira de Literatura de Cordel
A honraria congratulada a Lindicassia teve a indicação da acadêmica Dalinha Catunda
Imagem de Lindicassia Nascimento
A Academia Brasileira de Literatura de Cordel, empossou hoje (21), de forma remota, dois novos membros que passam a ocupar espaços nas galerias de pesquisador e benemérito.
A plenária, conduzida por o presidente Gonçalo Ferreira e Dalinha Catunda teve início as 16 hs se estendendo até às 18 hs.
Ato de posse
O primeiro a ser empossado foi o carioca, Felipe Favrat, no quadro de pesquisador. A segunda posse foi da poetisa Barbalhense, Lindicássia Nascimento, no quadro de BENEMÉRITO. A honraria a ela congratulada, teve a indicação da acadêmica Dalinha Catunda, que não mediu esforços pra que a plenária se tornasse uma verdadeira casa receptiva com tantos astros e estrelas do mundo cordeliano.
Lidicassia, discurso de posse
Boa tarde a todos e todas!
Antes eu quero agradecer a Deus, pelo dom da vida, por me permitir viver e assim, vivenciar esse momento importante em mais um passo na minha trajetória.
Cumprimento as mulheres presente, em nome da Madrinha Mena, a madrinha de todos os poetas, mulher de pulso firme e que eu ainda não pude conhecer pessoalmente. Cumprimento os homens, , em nome do presidente desta casa, o Mestre Gonçalo Ferreira, pessoa que tenho muito respeito e admiração, e que eu já tive o prazer de conversar pessoalmente, eventualmente em intercâmbios literário.
Gratidão!
Inicio minha fala, com a palavra que me define neste momento extraordinário: gratidão a cordelista Dalinha Catunda, por observar com seu olhar técnico, a minha capacidade de expandir, divulgar e produzir literatura de cordel. Acredito, que foi com esse olhar, que a mesma, indicou o meu nome, para ser agraciada com tão honrosa homenagem no quadro de beneméritos desta renomada academia, academia esta, considerada a maior agremiação de poetas e cordelistas do nosso país.
Gratidão ao presidente Gonçalo Ferreira, pela aceitação e aos demais membros pela receptividade. Me sinto feliz quando estou entre seres de luz, que perpetua cultura e saberes, nos traços da nossa história.
Foi assim que eu me encontrei e continuo caminhando, trilhando caminhos, construindo a reciprocidade junto as academias literárias a exemplo dos intercâmbios entre Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Academia dos Cordelistas do Crato e Sociedade dos Poetas de Barbalha.
Ser reconhecida nacionalmente, é motivo de muita alegria, tenho dito que o reconhecimento é uma das maiores virtudes do ser humano é na verdade a pratica da reciprocidade, e nós vivemos isso, quando enxergamos no outro ou na outra essa grandeza de espirito, de lealdade, pelos serviços prestados com gratuidade e amor pelo que faz.
Na minha gestão, enquanto presidente da sociedade dos poetas de Barbalha, foi motivo de orgulho para nós, trazer uma acadêmica da ABLC, para compor o quadro de benemérita, uma vez que consideramos a ABLC a mãe de todas as academias de cordelistas, a Dalinha Catunda, é fundamental no nosso meio, é a ponte literária, dos intercâmbios culturais que envolve as três principais academias já citadas. E para firmar nosso propósito, conseguimos, oficializar a cidadania da mesma aqui no Cariri, mas precisamente na cidade de Barbalha, cidade a qual ela tanto ama.
Reconhecimento
A sociedade dos Poetas de Barbalha, reconheceu a Academia Brasileira de Literatura cordel como entidade parceira, pelos relevantes serviços prestados a cultura popular, em 2017, entregando aos cuidados de Dalinha Catunda a comenda merecedora.
Em 2018, eu recebi das mãos do Mestre Gonçalo Ferreira, o titulo de Benemérita da Academia dos Cordelista do Crato, indicado pela presidente Anilda Figueredo, atitude de grandeza da nossa presidente, reafirmando os poderes da ABLC, como entidade maior no campo literário e fazendo do Mestre Gonçalo, o presidente de honra, no seminário do verso popular na cidade do Crato CE, com a honrosa missão de me dar posse. Gratidão!
Por fim, agradeço carinhosamente, aos meus pares da SPB, pelo incentivo e por caminharem ao meu lado celebrando todas as nossas manifestações e conquistas, pessoais e coletivas. Tenho certeza que no céu, tem poetas celebrando essa conquista. Minha eterna gratidão aos que sempre acreditaram e confiaram na minha capacidade de servir, produzir, construir e transformar.
Lindicassia Nascimento
Presidente da Sociedade dos Poetas de Barbalha
Barbalha – Ceará, 21 de Novembro de 2020
Comentários