Cearense RAPadura Xique Chico é indicado ao Grammy Latino 2020

Para o artista, a indicação é uma conquista importante às artes do Nordeste.

Rapper concorre na categoria "Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa".

Foto: Eddie Silva

O Ceará marca presença em um dos maiores eventos da indústria fonográfica. Nesta terça-feira (29), a Academia Latina da Gravação divulgou a lista de artistas indicados ao Grammy Latino 2020. O cearense RAPadura Xique Chico concorre ao prêmio de "Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa", pelo disco "Universo do Canto Falado" (2020). A premiação acontece no dia 19 de novembro.

Para o artista, a indicação é uma conquista importante às artes do Nordeste. "Uma notícia, uma vitória como essa é muito maior do que eu. É de toda uma raça, uma gente que luta, que é guerreira, que acorda todo dia cedo. Só quer dizer uma coisa: Nordeste no topo!", comenta.

O rapper disputa na mesma categoria com Emicida, Suricato, Letrux e Ana Frango Elétrico. Dentre os brasileiros que também participam desta 21ª edição estão Anitta, As Baías, Marcelo Jeneci, Céu, Emicida, Pabllo Vittar, Maria Bethânia, Zeca Pagodinho, Ney Matogrosso, Elza Soares, Melim e Anavitória.

Trajetória

RAPadura tem 35 anos. É conhecido na cena do hip hop brasileiro por unir o rap a elementos do imaginário nordestino como a embolada, repente, coco, maracatu, baião e forró.

Nasceu em Fortaleza, mas é radicado em Brasília desde os 13 anos de idade. "Estou muito emocionado. Muito feliz com essa notícia. É por todo um povo. Por toda uma cultura. Por toda a luta e história que passamos e ainda enfrentamos até os dias de hoje", explica o músico.

O reconhecimento internacional ilumina uma carreira com 22 anos. "Universo do Canto Falado" conta com 12 músicas autorais. A produção musical é de Carlos Cachaça. O disco transita entre ritmos que vão desde os regionais, rock psicodélico e pop à raiz do artista no rap. O urbano e o imaginário nordestino se unem em poesia.

O disco que concorre ao Grammy Latino é seu primeiro trabalho oficial. RAPadura também assinou as mixtape "Amor Popular" (2008) e "Fita embolada do engenho - Rapadura na boca do povo" (2010).

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/09/29/cearense-rapadura-xique-chico-e-indicado-ao-grammy-latino-2020.ghtml