LUTO: Morre, aos 77 anos, a artesã cearense Dona Zefinha, Mestra da Cultura

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Dona Zefinha

A Mestra da Cultura foi uma das perfiladas no especial "Fios de Tradição", publicado pelo Diário do Nordeste em 2016. 

Faleceu, neste domingo (2), aos 77 anos, a artesã cearense Josefa Pereira de Araújo, conhecida como Dona Josefa (ou Zefinha). Reconhecida em 2013 com o título de Tesouro Vivo da Cultura, do Governo do Estado do Ceará, ela tinha no artesanato a ocupação principal, confeccionando redes de dormir de renda de bilros.

Nascida em 15 de setembro de 1943 em Santana do Cariri, mudou-se ainda criança para Potengi, onde residia. Dona Zefinha ficou famosa pelo esmero depositado em cada trabalho. O ofício foi aprendido com a mãe, dona Helena, que também fazia redes.

A dedicação à feitura de uma almofada de mais de um metro de comprimento, por exemplo, a fazia manipular 120 pares de bilros de macaúba; por sua vez, para tecer uma rede de dormir, necessitava de 20 novelos de linha e de nada menos que 70 dias de trabalho, aproximadamente. A peça não tinha qualquer emenda, simbolizando um fazer belo e delicado.

A Mestra da Cultura foi uma das perfiladas no especial "Fios de Tradição", publicado pelo Diário do Nordeste em 2016. Na reportagem, ganha destaque, entre outros detalhes, o fato de todas as quatro filhas da artesã terem aprendido o ofício da mãe, sabendo fazê-lo muito bem.

Pesar

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Dona Zefinha, enfatizando que "o Ceará em luto, mas também em gratidão, agradece pela vida, a obra e o legado belíssimo de Zefinha. Nosso muito obrigada!".

Também sublinha que a Secult Ceará celebra a vida da artesã, almejando "que ela encontre um caminho de luz, agradece sua arte e deseja aos familiares e amigos serenidade nesse momento de dor e partida". 

http://blogdogeso.blogspot.com/2020/08/morre-aos-77-anos-artesa-cearense-dona.html