Poesia perde José Alexandre, vítima de Covid-19, em Juazeiro

Dois poetas do Cariri morrem vítimas do coronavírus

Poeta José Alexandre mais uma vítima da Covid-19 (crédito Gazeta do Cariri)

Juazeiro do Norte-CE

Nesta sexta-feira (24), por volta das 21hs, no Hospital Regional do Cariri em Juazeiro do Norte, faleceu vítima da Covid-19 o popular poeta José Alexandre da Silva, o qual no cenário cultural era bastante conhecido por Zé Alexandre, ele tinha 84 anos, residia na Rua São Benedito no Conjunto Habitacional Casas Populares, estava hospitalizado desde quando testou positivo para Covid-19, lutou muito pela vida, mas não conseguiu sair do vírus.

Nesta semana seu estado de saúde de Zé Alexandre se complicou e se agravou bastante, principalmente, de quinta para sexta-feira, não resistindo às complicações da enfermidade veio a óbito. 

Zé Alexandre era um poeta de grande laço de amizade, homem de boa comunicação nas rodas de conversas e nas rodas de cultura, sua morte deixa a cultura popular de luto, ai se vai um talento ficando seu trabalho, sua história e seu legado no mundo da poesia.

O poeta José Alexandre da Silva era filho natural de Grangeiro-CE, nascido no Sítio Canabrava, nas caminhadas da vida fixou moradia em Juazeiro do Norte, onde também foi funcionário público da Prefeitura Municipal.

Nesta semana o Cariri perdeu também o poeta Luciano Carneiro, contava com 78 anos de idade, morava na cidade do Crato, seu legado na cultura também é reconhecido, sendo ele em 2008, nomeado Mestre da Cultura Popular pela Secretaria da Cultura do Ceará. Luciano era paraibano, mas embelezado pelas belezas do Cariri decidiu fixar residência em Crato, além do extraordinário talento no caldeirão da poesia, era um homem que trabalhava em outras áreas como agricultor, carroceiro e vigilante.

Poeta Luciano Carneiro, também morreu por Covid-19 

Portanto, está semana correspondendo 19 a 25 de julho, a poesia popular do Cariri foi atingida pela Covid-19 com as mortes de Luciano Carneiro e Zé Alexandre.

Silva Neto