Santuário celebra Fátima sem fieis pela primeira vez em 103 anos por causa do coronavírus

Anualmente, a pequena cidade portuguesa, que leva o nome da santa, recebe cerca de 300 mil fiéis no dia 13 de maio

Imagem de Nossa Senhora de Fátima é levada de volta à capela das Aparições no santuário católico de Fátima, em Portugal, praticamente vazio, nesta quarta-feira (13) — Foto: Armando Franca/AP

O local costuma reunir milhares de peregrinos todos os anos em 13 de maio, mas desta vez a Igreja incentivou que devotos expressassem sua fé em casa.

Por G1

O Santuário de Nossa senhora de Fátima amanheceu esvaziado nesta quarta-feira (13) com o cancelamento das peregrinações religiosas para conter o avanço do novo coronavírus (Sars-Cov-2) em Portugal.

O país conseguiu controlar a epidemia de Covid-19 e com 28 mil confirmações e 1,1 mil mortes já planeja uma reabertura gradual.

“Pela primeira vez na história, desde 1917, o teu povo amado, Senhora nossa, não pode estar aqui, em multidão, impedido pelos riscos da saúde pública", disse em um comunicado o bispo de Fátima, monsenhor Antonio Marto.

Anualmente, a pequena cidade portuguesa, que leva o nome da santa, recebe cerca de 300 mil fiéis no dia 13 de maio. Este é considerado um dos eventos mais importantes do calendário católico para o país.

Segundo a tradição, a Virgem Maria apareceu para três jovens pastores em seis ocasiões em 1917. A primeira foi 13 de maio.

Peregrinação virtual

O Santuário disponibilizou uma série de conteúdos digitais para que os peregrinos pudessem cumprir com a devoção em casa. A Igreja publicou podcasts com histórias sobre a santa e incentivou que os fieis acendessem velas.

Em um comunicado, a instituição falou sobre o "desafio de uma peregrinação mais essencial" e sugeriu, entre seus fieis, o uso da hashtag #peregrinopelocoração.

"Fátima te chama. Mesmo não podendo, neste maio, vir ao Santuário, faça conosco esta peregrinação interior, a cada dia. E a cada noite, coloque uma vela acesa à tua janela", incentivou.

Imagemde Nossa Senhora de Fátima é carregada no santuário católico de Fátima, emPortugal, praticamente vazio, nesta quarta-feira (13) — Foto: Armando Franca/AP

Mensagem do Papa Francisco

Na quarta-feira, durante a Audiência Geral no Vaticano, o Papa Francisco falou diretamente aos peregrinos de língua portuguesa e recomendou que as orações diárias se tornassem "mais intensas" durante o distanciamento social.

"Gostaria de aproximar-me com o coração à Diocese de Fátima, ao Santuário de Nossa Senhora, hoje", ressaltou Francisco. "Saúdo todos os peregrinos que rezam diariamente, saúdo o cardeal bispo, saúdo todos. Todos unidos com Nossa Senhora, que nos acompanhe neste caminho de conversão diária a Jesus. Que Deus vos abençoe."

Em carta assinada no dia 8 de março, o papa argentino também pediu tranquilidade aos seguidores da santa neste momento e os incentivou a orar pelas vítimas da pandemia de Covid-19.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/13/santuario-celebra-vazio-dia-de-n-senhora-de-fatima-em-portugal-por-causa-do-coronavirus.ghtml