Suzane Saldanha
No Dia de São José - considerado por muitos padroeiro do Ceará e um dos santos mais populares do Brasil - foram registradas precipitações em 77 dos 184 municípios do Estado.
Segundo a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), os dados foram colhidos até às 8h40 desta terça-feira (19).
Chuvas acima de 50 mm ocorreram em 17 municípios localizados nas regiões Jaguaribana, Cariri e Sertão Central. Até o momento, a maior delas foi de 158 mm em Jaguaretama, na Região Jaguaribana, a 240 km de Fortaleza.
Outras cidades também apresentaram precipitações acima de 50 mm, são elas: Pedra Branca, Mombaça, Iracema, Milhã, Carius, Farias Brito, Varzea Alegre, Cedro, Baixio, Solonopole, Deputado Irapuan Pinheiro, Crato, Erere, Icó, Umari e Ipaumirim.
Na Capital foi registrado 1.6 mm.
Em Icó chuva reacende esperanças de agricultores
No município de Icó, uma chuva ininterrupta teve início na noite de segunda-feira (18), e se estendeu até às 7h desta terça-feira (19). A precipitação de 65.4 mm reacendeu as esperanças do homem do campo.
Várias ruas da cidade amanheceram alagadas e o clima quente que vinha assolando Icó deu lugar a uma temperatura agradável.
Cenário pessimista
A Funceme reforçou na segunda-feira (18) que os próximos meses serão de chuvas abaixo da média histórica, de 713,1 mm. Mesmo com o cenário pessimista, chuvas isoladas, principalmente na faixa litorânea e sul do Estado, serão registradas em território cearense, provocadas pelo Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN).
Com informações do radialista Richard Lopes
Comentários