Apenas 9% dos concludentes do Ensino Médio no CE tem conhecimento adequado em matemática

Adriano Queiroz

Menos de um em cada dez estudantes concludentes do Ensino Médio, no Ceará, tinha conhecimento adequado em Matemática. Os dados são do programa "Todos pela Educação" e referem-se aos resultados no ano de 2011.

O índice é de apenas 9% dos estudantes nessas condições e esse resultado é 12,5 pontos percentuais menor que a metas traçadas para o período, que era de 21,5%. Ainda assim, esse é o décimo melhor desempenho entre os estados, o que revela os baixos níveis de aprendizado nessa faixa etária no País. 

Aliás, a média nacional é apenas ligeiramente superior à cearense: 10,3% dos estudantes brasileiros concludentes do Ensino Médio tinham conhecimento adequado na disciplina em 2011. O resultado é ainda mais grave quando se considera que em 2009 esse índice era de 11%

Já em Português, os desempenhos, tanto do Ceará quanto do Brasil, são melhores, embora preocupantes. No Estado, 24% dos concludentes do Ensino Médio tinham conhecimento adequado em Língua Portuguesa no ano de 2011. A meta para o período era de 28,9%. Apesar disso, o Ceará teve apenas o 13º melhor desempenho. 

Os números nacionais também decepcionam. Enquanto era esperado que pelo menos 31,5% dos estudantes com esse grau de escolaridade tivessem bons conhecimentos na disciplina, apenas 29,2% alcançaram esse patamar.

Ensino Fundamental avança mas ainda preocupa

Números ligeiramente melhores foram registrados no 9º ano do Ensino Fundamental. No Ceará, 24,4% dos estudantes nessa faixa de escolaridade tinham conhecimento em Português e 14,5% em Matemática, no ano retrasado. As metas eram, respectivamente, de 25,2% e 18%.    

No Brasil, 27% dos estudantes nessas condições tinham conhecimentos adequados em Língua Portuguesa e 16,9% em Matemática, no mesmo período de avaliação. O esperado para as duas disciplinas era, respectivamente, 27,2% e 25,4%. Já no 5º ano, a situação é menos preocupante e a maioria das metas estaduais e nacionais foram cumpridas. 

O Estado tinha como meta 39,7% de adequação em Português e 24,5% em Matemática. O Ceará bateu a meta  em 7,4 pontos percentuais quanto aos conhecimentos matemáticos, mas deixou a desejar em Língua Portuguesa, ficando um ponto percentual abaixo do traçado.  Já os índices obtidos nacionalmente, em 2011, foram respectivamente de 27% e 16,9%, mas o esperado era 32% e 25,4%.

A Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) informou através de sua assessoria que os dados da pesquisa ainda estão sendo analisados e que um posicionamento oficial só deve ser divulgado ao longo da semana.

Mucambo e Jijoca de Jericoacora se destacam

No resultado dos municípios cearenses, os dois maiores destaques são Mucambo e Jijoca de Jericoacoara. 

O primeiro destacou-se no 5º ano do Ensino Fundamental. Mucambo, situado na região norte do Estado, teve 86,6% de bom desempenho em Matemática e 81,6% em Português. Para efeitos comparativos, Fortaleza teve avaliação positiva, respectivamente de 22,6% e 31,3% dos alunos nessa etapa escolar.

Jijoca de Jericoacoara, por sua vez, destacou-se no 9º ano do Ensino Fundamental. Foram bem avaliados 55% dos alunos desse município na disciplina de Língua Portuguesa e 50,3% em Matemática. A Capital teve índices respectivos de 22,3% e 9,8%.

Escola precisa atrair atenção dos estudantes, avalia pesquisadora

De acordo com a gerente de projetos estratégicos do "Todos pela Educação", Andrea Bergamaschi, "as estatisticas vêm comprovando que o Ensino Médio está estagnado, não estamos conseguindo fazer com que eles se desenvolvam. Isso acende uma luz vermelha, nos alertando que precisamos de políticas públicas mais eficazes, que tornem, por exemplo, a escola mais sedutora".