Polícia Militar do Ceará festeja 177 anos com 213 promoções e 48 novas viaturas

Durante a solenidade que marcou os 177 anos da Polícia Militar do CE, a tropa foi homenageada e recebeu comendas

A entrega de comendas a 109 autoridades civis e militares, promoção de mais de 200 policiais, entre oficiais e praças; e a apresentação de 48 novas viaturas que serão empregadas no policiamento da Grande Fortaleza, marcaram, ontem, o encerramento dos festejos pelos 177 anos de criação da Polícia Militar do Ceará.

O ato cívico ocorreu na tarde de ontem no Quartel do Comando Geral da PM, na Avenida Aguanambi, e contou com a presença de autoridades civis e militares, além de representantes da sociedade civil. Entre os homenageados pela Corporação, o ex-governador do Estado, coronel Adauto Bezerra. O momento de maior emoção aconteceu quando 200 praças, entre soldados, cabos e sargentos receberam suas novas divisas das mãos de padrinhos e familiares.

Treze oficiais também foram promovidos, entre eles, o tenente-coronel Hervano Macedo Júnior, atual comandante do 2º BPM (Juazeiro do Norte). Com sua ascensão à mais alta graduação na carreira, o agora coronel Macedo deve assumir, ainda hoje, o cargo de comandante do Policiamento do Interior do Estado (CPI).

Homenagens
A solenidade foi presidida pelo comandante-geral da PM, coronel Werisleik Pontes Matias; e contou com a presença do secretário da Segurança Pública do Estado, Francisco José Bezerra Rodrigues. Entre os convidados presentes, o desembargador Francisco José Martins Câmara, que representou a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará; a defensora Pública Geral, Andréia Coelho; e o general de divisão Geraldo Gomes de Matos Filho, comandante da Décima Região Militar.

Desafio
Durante a solenidade, o secretário Francisco Bezerra fez a entrega simbólica ao comandante Werisleik das chaves de uma das 48 novas viaturas da PM que serão imediatamente incorporadas ao patrulhamento da Capital e de sua região metropolitana.

As novas viaturas Hilux foram assim destinadas, 19 para o Policiamento Ostensivo Geral/POG (companhias do 5º, 6º, 8º, 12º e 14º Batalhões), 16 para o Ronda do Quarteirão, oito para o Comando Tático Motorizado (Cotam), duas para o Batalhão de Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (BpRaio), duas para o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e uma para a Roca (Ronda Ostensiva com Cães), do Canil do BpChoque. O investimento foi de R$ 8,16 milhões.

FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA