Renúncia do Papa surpreende católicos em retiro espiritual no Ceará

Bento XVI comunicou renúncia nesta segunda-feira.

A renúncia do Papa Bento XVI deixou surpresos os católicos reunidos no retiro espiritual Renascer, nesta segunda-feira (11), em Fortaleza. A 27ª edição do evento reúne cerca de 12 mil fiéis, no Ginásio Paulo Sarasate, durante o Carnaval, de acordo com a organização.

O empresário Marcelo Albuquerque, 32 anos, soube no evento, durante a missa desta manhã, sobre a saída do Papa. “Não esperava porque Bento XVI exercia bem o papado, sem aparentar problemas de saúde\'\', disse. O padre Paulo Sérgio, que ministra missas no Renascer, comentou a renúncia durante sermão, pediu orações e uma salva de palmas para o pontífice. 

O Papa Bento XVI anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante o consistório para a canonização de três mártires em discurso entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão), no Vaticano.

Em carta, o papa atribuiu a renúncia à idade e à \'\'falta de forças\'\'. O Vaticano afirmou que o papado, exercido por Bento XVI desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, segundo o porta-voz Federico Lombardi.

Para o estudante Glailson Alves Viana, 21 anos, a Igreja Católica perde um pouco com a saída, mas ele diz acreditar que o próximo Papa vai fortalecer ainda mais a igreja. “Foi uma atitude corajosa, com personalidade\'\', disse.

Também participante do Renascer, a dona de casa Clotilde de Souza Mendonça, 69 anos, afirmou que ela e a família ficaram muito surpresas com o fim do papado de Bento XVI. \'\'Ele foi  muito contribuitivo para a Igreja, apesar de não ter o mesmo carisma de João Paulo II\'\', afirmou.

Jornada Mundial
A comunidade católica Shalom, promotora do Renascer, organiza uma caravana de 30 mil católicos para ir de Fortaleza ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em julho. Segundo a comunidade, a programação da JMJ está mantida.