Maracatu leva para a avenida a lenda da criação do mundo, em Fortaleza

"A Lenda Nagô Yoruba na Criação do Mundo" é o tema de 2013.

Com 32 títulos conquistados, o Maracatu Rei de Paus comemorou, em 2012, o oitavo título consecutivo e se consagrou como o grande campeão do carnaval de rua de Fortaleza. O segundo dia de Carnaval é de estreia na Avenida Domingos Olímpio.

Os tradicionais maracatus da cidade vão desfilar na avenida a partir das 15h.Fundado pelo seu Geraldo Barbosa, em 1954, o Maracatu Rei de Paus mantém a tradição através da viúva do patriarca, Dona Nazira Barbosa e seus filhos Francisco José e Pedro Paulo.

"A lenda Nagô Yorubá na Criação do Mundo" é o tema que o "Rei de Paus" vai levar para a avenida. De acordo com Francisco Barbosa, em 2013 a ideia é reverenciar a história do negro brasileiro, ressaltando os ancestrais africanos. "Vamos contar a história de Olorum, criador de todos os orixás, através dos rituais do candomblé".

De origem africana, o maracatu foi trazido para o Brasil pelos escravos e representa o desfile da Corte dos Reis Negros. A personagem principal é a rainha. O desfile é um cortejo formado por baliza, porta-estandarte, índios brasileiros e nativos africanos, negras e baianas, negra da calunga, negra do incenso, balaieiro, casal de pretos velhos, pajens, tiradores de loas e batuqueiros, em reverência a uma rainha negra e sua corte real. Uma das principais marcas do maracatu é a pintura na pele para caracterizar o negro, feita com uma mistura de fuligem, talco, óleo infantil e vaselina em pasta.