Lavras da Mangabeira-CE: Polícia descobre buraco e impede a fuga de 11 detentos da cadeia pública

 

Demontier Tenório

No início da madrugada desta terça-feira, policiais militares do Destacamento de Lavras da Mangabeira impediram uma fuga em massa da cadeia pública daquele município que funciona na Rua Coronel Raimundo Augusto, 105 no centro. Quando ouviu um barulho estranho vindo do interior do cárcere, a guarda resolveu convocar um reforço para fazer as devidas averiguações. Também foi chamado ao local o agente prisional José Vilmar de Oliveira para acompanhar o trabalho da PM. 

As batidas vinham do interior da cela 2 na qual estão recolhidos 11 detentos e, nela, foi encontrado um enorme buraco. Imediatamente, os detentos foram divididos e postos em outras celas quando os policiais iniciaram as buscas. Segundo o Cabo Francivaldo, no local havia uma alavanca improvisada sendo um pedaço de ferro amarrado em um cabo de vassoura, uma perna de uma cadeia plástica e várias colheres de metal que eram usadas nas escavações. 

Junto aos internos, os PMs identificaram pelo menos dois sujos de barro e suados já que ninguém tinha assumido envolvimento na tentativa de fuga. Um deles identificado pelo apelido de Macidônio que responde por homicídio. O outro era Cicero Thiago Teodosio de Araújo, de 23 anos, o qual responde por um homicídio e assalto. Os dois e o material foram levados para a Delegacia de Lavras pelos Soldados Nilson, Cleiton e Maciel além do reforço que tinha vindo de Cedro nas pessoas do Subtenente Jerônimo, o Cabo Almeida e o Soldado Duarte. 

OUTROS – No dia 21 de agosto de 2009 foi registrada uma situação parecida com essa na cadeia de Lavras da Mangabeira. Quando o agente prisonal fez a contagem dos detentos notou as ausências de Thiago e Rogério Sales da Silva, de 24 anos, autor de furtos. Na parede acima do banheiro foi notado um buraco feito pelos detentos por onde os dois fugiram passando por cima do telhado da vizinhança. Dias depois Thiago foi recapturado. 

Dois anos depois ele já estava preso em Jaguaribe, onde, no dia 26 de agosto de 2011, tentou matar o detento Carlos Henrique Barbosa Silva, de 25 anos, mais conhecido por Carlim. A vítima foi atingida na cabeça e tórax durante o banho de sol. Thiago foi levado para a Delegacia, enquanto seu colega de cela teve que ser transferido para o IJF de Fortaleza devido a gravidade dos ferimentos provocados por um revólver calibre 38 jamais explicado como este foi parar no interior da cadeia de Jaguaribe