INVERNO - Profetas populares se encontram dia 11

Encontro dos Profetas Populares realiza prognóstico da quadra das chuvas no Ceará. É quando eles apresentam os resultados a partir da observação de diferentes sinais da natureza 

Quixadá O Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central começou a organizar a XVII edição do Encontro de Profetas da Chuva, realizado tradicionalmente na cidade de Quixadá, no Sertão Central do Estado.

Os organizadores do evento, João Soares e Heldez Cortez, confirmaram a participação de pelo menos 30 profetas. No grupo, 15 são de Quixadá e o restante de outros municípios do Ceará e até de estados vizinhos.

Também estão convidando autoridades, dentre elas o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, e o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta.

Calendário

Segundo João Soares, o XVII Encontro dos Profetas da Chuva será realizado de acordo com o calendário tradicional, no segundo sábado de janeiro, neste ano, no dia 12. A abertura oficial acontece na noite do dia anterior. Pela segunda vez consecutiva, o espaço onde os cientistas populares apresentarão oficialmente seus prognósticos para a quadra invernosa deste ano no Nordeste será o Parque de Exposições Valdir do Couto Dinelly, sede da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Ceará (Acocece). Fica a menos de um quilômetro do antigo local do Encontro, o Clube dos Agrônomos, e possui melhor estrutura para recepcionar aos visitantes.

No Parque de Exposições também será realizada roda de conversa sobre o Encontro. Pesquisadores, historiadores, cientistas e convidados discutirão os efeitos culturais do hábito sertanejo de cunho científico popular no café da manhã especial. Na oportunidade, o especialista em estatística, Ailton Andrade, apresentará o resultado de suas avaliações acerca das previsões apontadas pelos participantes. O café da manhã especial, programado para o domingo, 13, terá também exibição fotográfica e apresentação de um grupo tradicional folclórico, o Reisado Boi Coração, da localidade de Boágua.

Ainda conforme João Soares, a abertura do XVII Encontro dos Profetas da Chuva ocorre na noite da sexta-feira, 11, na Fundação Cultural Rachel de Queiroz, no Centro de Quixadá, com o Encanta Quixadá, um festival de violeiros. Os cantadores abordam nas suas disputas de viola temas relacionados aos personagens rurais e suas experiências. O espetáculo tem início previsto para as 19 horas. É aberto ao público. Será realizado pelo oitavo ano consecutivo como forma de fortalecer e enriquecer a cultura popular em torno das previsões sertanejas.

Apesar dos organizadores do Encontro nortearem o tradicional momento anual para a preservação da riqueza dos modos sertanejos, há um clima de disputa com os órgãos oficiais meteorológicos, principalmente a Funceme. Acreditando nos sinais colhidos na própria natureza, a maioria deles, de pouco estudo ou sem nenhum, costuma acertar as previsões do inverno apenas observando os pássaros, insetos e os astros, desafiando a tecnologia de ponta utilizada pelos meteorologistas. Em 2011,mais de 70% deles havia apontado bom inverno para o ano passado. Mesmo assim, muitos registraram dificuldades para confirmar suas avaliações por conta do efeito estufa, desmatamentos e poluição ambiental. O quadro foi de estiagem.

Aprimoramento

Os profetas da chuva retornarão neste ano com um pouco mais de aprimoramento de suas análises, afetadas pelas mudanças na natureza provocadas pela ação do homem.

Alguns prometem novidades, mas apesar das experiências se estenderem por todo o ano, não adianta insistir. Divulgação mesmo somente no Encontro. Criado em 1996, ocorreu por iniciativa do engenheiro químico Helder Cortez, à época gerente da Cagece, João Soares, então presidente da CDL da cidade, do odontologista Paulo Costa, um dos profetas da chuva e ainda outros três, Antonio Lima, Chico Leiteiro e Chico Leite. O Encontro será dedicado a um filho de Chico Leite, o historiador Júnior Lemos, falecido recentemente.

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR