PIB do Ceará cresce 3,4% no 1º trimestre e supera média nacional

Setor agropecuário foi afetado pela seca e teve queda de 9,8%.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu no primeiro trimestre 3,4%, de acordo com boletim divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) nesta segunda-feira (18). O crescimento ficou acima do valor no Brasil, de 0,8% no mesmo período. Com base no resultado divulgado nesta segunda, o Ipece estima um crescimento de 5% para o ano de 2012.

Segundo o diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba, o setor de serviços teve uma variação de 5,1% no primeiro trimestre e foi responsável pela maior parte do crescimento do PIB no estado. A indústria cearense teve um crescimento 1,6%, a construção civil cresceu 4,4% e "vem mantendo tendência ascendente desde 2004", diz Ataliba, "em decorrência de uma série de fatores, como a maior disponibilidade de crédito direcionado ao segmento e a melhoria na renda dos trabalhadores".

Devido a estiagem que afetou 171 das 184 cidades do Ceará neste ano, a agropecuária teve queda de 9,8%. De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado em maio do ano corrente, alguns produtos da lavoura apresentaram queda nas estimativas de produção. Esse é o caso do feijão (-48,8%), milho (-53,6%), e arroz (-25,8%), responsáveis por cerca de 90% da produção agrícola no Ceará.

Importação e exportação
As exportações no Ceará cresceram de janeiro a março 4,1% mais que no mesmo período de 2011, e corresponde a um valor de US$ 328,8 milhões em produtos vendidos ao exterior. As importações, compra de produtos de outros países, teve aumento de 38,12% e alcançou o valor de US$ 607,7 milhões.