Quixeramobim A estiagem, considerada a pior dos últimos 50 anos no Nordeste, não está sendo apenas motivo de tristeza para o homem do campo no Interior do Ceará. Aproveitando a seca prolongada, a Ematerce, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), está recuperando e ampliando açudes de pequeno porte em dezenas de assentamentos rurais. O objetivo é entregar as barragens reforçadas antes das próximas chuvas, aguardadas para a quadra invernosa de março a junho. Mais de 20 delas estão sendo restauradas no Sertão Central.
A última delas foi entregue na comunidade de Santa Isabel, uma vila rural situada no distrito de São Miguel, distante 43 quilômetros do Centro de Quixeramobim. A SDA custeou as despesas com 330 horas de trator madal, para recuperação e ampliação do açude comunitário. O reservatório abastece 15 famílias com água para o consumo humano. A água também é utilizada na atividade produtiva da bovinocultura de leite, com água para os animais e a produção de forragem, como reserva alimentar para o rebanho bovino e pequenos animais, como ovinos, caprinos, suínos e aves.
O próprio presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, inspecionou a obra e fez a entrega à comunidade. Segundo ele, a meta é atender a maior quantidade de assentamentos com açudes do mesmo porte até o início das chuvas no próximo inverno. Em alguns, com barragens arrombadas e danificadas pelas chuvas, a recuperação foi total.
Limpeza
Noutros, além do reforço, foram feitas limpezas e até ampliação da capacidade do armazenamento de água. Como os técnicos da Ematerce fazem visitas constantes aos pequenos produtores e trabalhadores rurais, mesmo na seca, levam o diagnóstico das carências para a Empresa de Assistência Rural, repassadas ao secretário de Desenvolvimento agrário do Estado do Ceará, Nelson Martins.
O açude de Santa Isabel foi um deles. Foi construído no inicio do século passado, em 1902, pelo agricultor Manoel da Rocha Lima. Ele utilizou uma tropa de jumentos como força motriz para erguer a parede. Como à época não foi feito um alicerce como deveria, o reservatório arrombou por 13 vezes, sendo a última no ano de 1984. Neste ano, por conta da seca, o açude veio a secar, causando prejuízos para a atividade produtiva, além de provocar escassez de água para o consumo humano, explicou o agricultor João Lima Pinheiro, morador da comunidade.
Ele ficou satisfeito com os serviços executados no açude. Agora, terá como ampliar seu criatório, e aumentar a produção de leite. De agora em diante, quando vier chuva grossa não vai mais ficar assustado com a possibilidade de outro arrombamento. Resta agora esperar boas chuvas nos próximos meses para nunca mais se deparar com o chão rachado pelo sol. "Quando a gente se depara com uma cena dessas o desespero logo chega. Sem água ninguém escapa. Todo mundo sofre", desabafou.
Conforme José Maria Pimenta, agora, a parede do açude de Santa Isabel mede 100 metros de comprimento, com nove metros de altura. Um novo alicerce foi feito, com um novo pé, com cinco metros e o acréscimo de mais um metro na altura da parede. O coroamento recebeu quatro metros. A nova estrutura possibilitará dobrar a quantidade de água no reservatório.
Armazenamento
Agora, reunirá condições para armazenar água para uso por até quatro anos de estiagem. Será a solução definitiva para o desabastecimento da comunidade, acrescentou.
O secretário Nelson Martins enfatizou a concentração de esforços nos municípios de Quixeramobim, Canindé e Madalena, onde a situação é considerada mais crítica. Segundo ele, os recursos para os serviços são provenientes de um projeto de Convivência com o Semiárido, desenvolvido pela Ematerce.
Estão sendo investidos R$ 300 mil na recuperação dos açudes. A iniciativa deverá minimizar os efeitos caso venha a surgir outra seca prolongada na região. O aporte hídrico é fundamental para a sobrevivência e permanência do homem no campo, reconhece.
Verba
300 mil reais estão sendo investidos na recuperação dos açudes. Os recursos para os serviços são provenientes de um projeto de Convivência com o Semiárido
Mais informações:
Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Av. Bezerra de Menezes, 1820 - Fortaleza. (88) 3101.8002
Ematerce: Av. Pereira Filgueiras, 825 - Fortaleza, (85) 3101.2416
ALEX PIMENTEL
COLABORADORA
Comentários